A fonte de Netuno

(post em 29/01/2014)


DSC09207Do outro lado da Cibeles, a poderosa deusa que preside uma das rotundas mais interessantes de Madri, está o deus marino Netuno. Ambos tem o mesmo pai e a mesma idade. Calma! Com isso apenas quero dizer que ambos foram realizados pelo escultor e arquiteto Ventura Rodriguez em 1777, ainda que tenham sido terminados por outros artistas.

Os dois deuses também tiveram a mesma “mãe”, pois foram idealizados pelo rei Carlos III na sua tentativa de dotar Madri de esculturas dignas das maiores capitais europeias da época como Paris ou São Peterburgo. Igualmente servem para o mesmo propósito, pois se a Cibeles é o ponto de encontro da torcida do Real Madri, o deus marinho acolhe os torcedores do Atlético.

DSC09203O resultado é Netuno em seu carro puxado por cavalo, cabeleira ao vento, com uma cobra enrolada ao corpo sarado. Ao contrário da deusa Cibeles que está altivamente sentada, Netuno está em pé, coroa na cabeça e tridente na mão. Acho que a proximidade ao Congresso dos Deputados faz o deus ficar em esta posição alerta. Afinal de conta, nunca sabemos o que as senhorias podem aprontar…


Compartilhe |


0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Copyright © 2013 Rumo a Madrid

Criação e desenvolvimento Guttdesign

Follow

Get every new post delivered to your Inbox

Join other followers