Abstração/Abstracción

(post em 19/02/2016)


A Galeria Fernando Pradilla exibe “Abstracción/Abstração” , com obras de 14 artistas brasileiros*, oriundos do Ateliê Fidalga, em São Paulo, até o dia 26 de março. A exposição gira em torno do tem da abstração, mas não só em arte e sim na filosofia ou no cotidiano. “A maioria dos trabalhos foi feito especialmente para esta mostra” conta Albano Afonso, criador do Ateliê Fidalga “todas as obras foram discutidas em grupo: desde a concepção até a montagem” explica o artista acrescentando que todo processo durou dois meses com um grupo que já se conhece há mais de seis anos.

Apesar do fio condutor da mostra ser a abstração encontramos obras figurativas como as da artista plástica Renata Cruz que exibe “Área de soltura”, uma colagem de desenhos de beija-flores, realizadas a partir de uma imagem da enciclopédia Abril, dos anos 70 e entremeadas com citações de do escritor americano Walt Whitman. “Sempre trabalho com a colagem no sentido mais amplo do termo que consiste pegar materiais diferentes e juntá-los” conta Renata Cruz. Além de “Área de Soltura” ela traz um interessante calendário quando se obrigou a fazer um desenho por dia. O resultado é uma página de uma folhinha de um mês onde no lugar das datas aparecem objetos do cotidiano com frases do espanhol Enrique Vilas-Matas.

Renata Cruz-Sin t+¡tulo-Expo Abstracci+¦n

Área de soltura, Renata Cruz.

Objetos & Fotografias

No entanto, não só de pinturas está feita a mostra. Há objetos como os de Victor Leguy feitos durante uma residência artística na Finlândia na qual ele traz jornais locais para contar a história de uma pequena cidade finlandesa. Assim, ele pretende discutir o que realmente entendemos do texto quando não sabemos o significado das palavras.

A fotografia está igualmente representada com os trabalhos de Ding Musa e Ricardo Barcellos. Ding Musa, que teve sua obra exibida na Tabacalera, dentro do PhotoEspaña 2015, trouxe uma imagem randômica, onde o espectador precisa se posicionar tanto de longe como de perto para apreciar as sutilezas e repetições da fotografia.

Ricardo Barcellos nos trouxe uma fotografia onde as imagens estão superpostas e o papel – o suporte – está rasgado, sendo exibido de maneira fragmentada, o oposto do que esperaríamos de uma fotografia tradicional. O objeto é resultado de suas pesquisas em torno à influência da imagem no cotidiano, especialmente na vida dos invidentes.

La corteza del alma – Beth Moysés

No segundo andar da galeria encontramos a mostra “La corteza del alma” que reúne obras de Beth Moysés e trabalhos sob sua curadoria. Sempre discutindo questões ligadas ao universo feminino, a artista aposta pela instigante obra conceitual “Uma pausa” quando fez em grandes dimensões uma agulha de coser, um instrumento tão atribuído ao universo feminino, e a deixou repousada na parede. Uma reflexão sobre o labor das mulheres, o descanso e até mesmo, ao ato de se defender, posto que as agulhas são usadas por várias mulheres contra o assédio em transportes públicos.

IMG-20160219-WA0000


Abstracción/Abstração

Autor: coletivo de artistas brasileiros vindos do Ateliê Fidalga, em São Paulo.

Onde? Galería Fernando Pradilla. Calle Claudio Coello, 20. Metrô Retiro, L2 ou metrô Serrano, L4.

Horário: Segunda a sexta 10:30 a 20:30. Sábados de 11:00 a 20:30 horas. De 18 de fevereiro a 26 de março de 2016.

Gratuito


*Confira abaixo a lista completa dos participantes da mostra:

1.Albano Afonso. (Sao Paulo, 1964)
2. Ricardo Barcellos. (Porto Alegre, 1969).
3. Felipe Cama. (Porto Alegre, 1970).
4. Pedro Cappeletti. (Montevideo, Uruguay, 1969. Se traslada a Porto Alegre en
1977).
5. Carla Chaim. (Sao Paulo, 1983).
6. Sandra Cinto. (Sao Paulo, 1968).
7. Renata Cruz. (Sao Paulo, 1964).
8. Julia Kater (París, 1980)
9. Víctor Leguy (Sao Paulo, 1979)

10. Ding Musa. (Sao Paulo, 1979).
11. Carlos Nunes. (Sao Paulo, 1969).
12. Mauro Piva. (Rio de Janeiro, 1977).
13. Aline Van Langendonck (Sao Paulo, 1980)
14. Bettina Vaz Guimarães. (Sao Paulo, 1961).


Compartilhe |


0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Copyright © 2013 Rumo a Madrid

Criação e desenvolvimento Guttdesign

Follow

Get every new post delivered to your Inbox

Join other followers