Alugando um apartamento em Madri

(post em 12/02/2014)


Este post não é tão turístico quanto os anteriores. É dirigido para o povo que resolveu vir estudar espanhol ou fazer uma pós aqui em Madri, como o pessoal do programa Ciências Sem Fronteiras. Supomos que você queira ficar mais um tempo na capital da Espanha: como fazer para alugar um cantinho?

A primeira coisa é saber quanto você pode gastar, claro. Segundo: localização Onde você vai estudar/trabalhar? Talvez compense mais ficar perto do trabalho… ou não. Se o bairro for um daqueles que só existem empresas, no fim de semana você estará isolado. Enfim, tudo muito pessoal.

Se você vem por uma universidade procure se informar se elas oferecem alojamento. As repúblicas aqui são chamadas de “Colégios Mayores” e além da cama, ainda incluem limpeza, refeições e outras comodidades. O governo brasileiro mantém a Casa do Brasil que é um misto de residência universitária, curso de português e centro cutural brasileiro muito bacana. O preço é mais caro do que se você for alugar um apartamento, porém inclui serviços e alimentação. De todas as maneiras, tudo depende de quanto você estiver disposto a gastar e experimentar no seu novo país.

Respondida estas questões monetárias vem o segundo problema: como saber se a localização é boa se não conheço Madri ?

Ora, temos o Google Maps! Digite o endereço do seu curso ou universidade e pesquise pelos arredores. Não esqueça que vem muita gente para estudar aqui e abundam ofertas de gente querendo dividir apartamento. Esta opção exige que a pessoa seja tolerante e com a cabeça aberta, mas por quê não? Viajar para um país estrangeiro é isso!

Um bom site para pesquisar é o Enaquiler. Todos os lugares que morei descobri por esta web.

O estilo de locação não difere muito do Brasil.Pode-se contactar uma imobiliária ou um particular. A imobiliária, geralmente, vai te pedir o aluguel de um mês pela transação (ui!), mas pelo menos é mais garantido. O particular vai pedir a fiança que pode ser o valor de um ou dois meses (tudo depende) do aluguel. Cuidado com anúncios muito maravilhosos, pois picaretas existem em todos os cantos.

A grande diferença em relação ao mercado de aluguéis no Brasil é a mobília. Aqui a maioria dos apês é mobiliado. Aliás, o proprietário é obrigado a entregar, no mínimo, a cozinha completa com geladeira e fogão. Para os demais utensílios basta ir numa das lojas de chineses que vendem tudo barato e comprar o que falta.

Uma boa notícia é que o preço dos aluguéis está baixo por conta da crise. Há ofertas de sobra, ao contrário de outras capitais europeias. Portanto, não será muito difícil você encontrar algo que te agrade e, assim, prolongar sua estadia aqui em Madri.

 

 


Compartilhe |


1 Comentário

  1. ivone maria delmiro diz:

    ola tenho uma irmâ em madrid com um filho de 17 anos eles estâo sem lugar pra morar,se alguem tiver um quarto em casa de familia e queira locar praela ligue[34] 610 36 88 29 falar com helena

Deixe o seu comentário!

Copyright © 2013 Rumo a Madrid

Criação e desenvolvimento Guttdesign

Follow

Get every new post delivered to your Inbox

Join other followers