Arte mochica do antigo Peru: ouro, mitos e rituais

(post em 14/07/2015)


Em cartaz no Caixa Forum de Madri a bela exposição “Arte mochica del antiguo Perú: Oro, mitos y rituales” sobre a arte desenvolvida pelos povos mochicas. Sei que todo mundo associa o Peru aos incas, mas talvez estes povos tenham levado a fama porque os conquistadores espanhóis só escreveram sobre eles. Havia uma infinidade de povos habitando aquele território, cada um com sua cultura, língua e tradições e esta mostra é uma forma de diminuir o débito.

A exposição retrata objetos de uso cotidiano como vestimentas, utensílios para guardar alimentos ou bebidas, joias rituais, todos ligados a cosmovisão andina de mundo. Os michucas entendiam o mundo em três partes: o ar/céu, Hanan Pacha, cujo animal dominante era o condor, o mundo de terrestre, Kay Pacha, simbolizado pelos felinos; o mundo de abaixo, Uku Pacha, dominado pela serpente. Claro que esses mundos se encontravam e formavam um “todo” ou seja, não pensem com a nossa visão dualista céu/terra.

Desta maneira, todos os animais citados acima era usados largamente para adornar qualquer tipo de utensílio, especialmente os usados em cerimônias religiosas. Notem que maravilha este puma que era usado para beber chicha.

DSC09551

 

Um capítulo a parte está dedicado à concepção e ao nascimento, uma característica de todas as sociedades, especialmente as rurais. Achei comovente esta mulher parindo ajudada por uma parteira e outra que lhe sujeita pelas costas. Esta posição deve ser ótima !

DSC09568

 

Para finalizar, estão expostos alguns adornos que os sacerdotes ou pessoas de elevada posição social vestiam em cerimônias diversas. Podemos admirar peitorais confecionado em miçangas e tecidos, mas a estrela da exposição é um feito em ouro. Afinal, não era isso que os conquistadores foram buscar?

DSC09583


Compartilhe |


0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Copyright © 2013 Rumo a Madrid

Criação e desenvolvimento Guttdesign

Follow

Get every new post delivered to your Inbox

Join other followers