Auditório Nacional de Música

(post em 22/03/2015)


Em Madri existem várias salas de concertos com uma atividade musical intensa. Além do histórico Teatro Real onde são encenadas óperas e balés, há o Auditório Nacional de Música dedicado às orquestras e concertos em geral. Quando fui à primeira vez ao Auditório, o fiz em grande estilo, pois assisti ao concerto do mezzo-soprano italiano Cecilia Bartoli. Na segunda, me deliciei com as canções de Kurt Weil interpretadas pela alemã Ute Lemper e, finalmente, assisti a Ashot Tigranyan & Classical Concert Chamber Orchestra, dos EUA, com participação do soprano espanhol Ana Mª Sánchez. Como se vê, a programação é bastante eclética e agrada a todos os gostos.

DSC07864

O Auditório foi inaugurado em 1988 e é sede também da Orquestra e Coro Nacional da Espanha, da Jovem Orquestra Nacional da Espanha e do Centro Nacional de Difusión Musical. São duas salas: a Sinfônica, para grandes orquestras, com capacidade para 2.324 e a de Câmera, onde cabem 692. Nas duas salas há órgãos o que propicia uma experiência interessante para apresentações deste instrumento.

Localizado ao lado do parque de Berlim, desde a estação do metrô você já entra no clima. Nas plataformas já há cartazes de grupos musicais e as paredes estão cobertas das publicidades dos concertos do AUM. Para culminar, uma escultura lembrando um pentagrama.

DSC07859

 

O Auditório Nacional de Música foi planejado pelo arquiteto José Mª García de Paredes e inaugurado 21 de outubre de 1988. Em nada lembram os pomposos teatros do século 19. De linhas simples, piso de mármore e decorado com pinturas de artistas espanhóis, o teatro é uma casa de espetáculo e também um ponto de encontro para os que ficam no corredor entre um intervalo e a função.

DSC07872

 

Lebrando que é possível comprar o ingresso pela Internet e por isso, vale a pena conferir se o seu artista preferido vai se aprensetar na cidade nos dias da sua estada em Madri. Portanto, passe lá no site do Auditório: http://www.auditorionacional.mcu.es/programacion/portada


Compartilhe |


0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Copyright © 2013 Rumo a Madrid

Criação e desenvolvimento Guttdesign

Follow

Get every new post delivered to your Inbox

Join other followers