Barcelona – El Born, um bairro cultural

(post em 06/10/2015)


Esta semana, o Rumo a Madrid traz uma convidada muito especial para falar de Barcelona: Mônica Barbosa. Conheci a Mônica no I Encontro Europeu de Blogueiros Brasileiros e descobrimos que somos da mesma cidade, Niterói, e claro, que tínhamos amigos em comum! O blog dela, De Café por Barcelona, escrito em espanhol, é uma delícia e mostra cidade condal pelo ângulo dos cafés que ela frequenta. Neste post, ela nos conta mais sobre El Born, um bairro de Barcelona cheio de atrações interessantes.

Mas vamos direto ao assunto e curtam o belo texto que a Mônica escreveu, apreciem suas fotos e não deixem de visitar o blog dela.

El Born, um bairro cultural

Há 10 anos vivo em Barcelona e estou completamente apaixonada por esta cidade. Aqui é impossível se entediar, sempre tem algo novo acontecendo, muitas atividades gratuitas e bairros cheios de história. E por falar em bairros com histórias, um dos meus preferidos na Cidade Condal é o Born, e por isso foi o escolhido para a minha participação aqui no Rumo a Madrid. Espero que gostem e que queiram se perder pelas ruas estreitas, pelos bequinhos que caracterizam este bairro cêntrico cheio de vida cultural e onde encontramos espaços tão encantadores como os de abaixo.

Bem-vindos ao Born!

Começaremos o “passeio” pelo Palau de la Música Catalana.

Este edificio lindo é a sede central do “Orfeó Catalá”. O Palau de la Música, é um auditório de música cujo edifício foi construído entre 1905 e 1908 pelo arquiteto Lluis Domènech i Montaner; este edifício modernista foi financiado com fundos da contribuição popular, e em 1908 foi inaugurado. Quase um século depois, em 1997, foi denominado Patrimônio Mundial pela Unesco.

Palau 4

Café do Palau de la Música Catalana. Foto: Mônica Barbosa.

 

Além das salas onde podemos disfrutar de concertos, conferências e exposições, no Palau também há uma biblioteca com livros valiosos, partituras e antigos manuscritos do século VI e uma cafeteria, onde tomar um café é uma boa e deliciosa desculpa para estarmos um pouco mais dentro desse edifício que é uma obra prima e admirá-lo um pouco mais.

Endereço: Calle Palau de la Música, 4-6

Na sua página web encontrarão mais informações.

 


Agora, um pouco mais no coração do Born, encontramos o Museo Picasso.

x-default

Entrada do Museu Picasso. Foto: http://irbarcelona.com/

 

Se lhes atraem a pintura, e principalmente o artista Pablo Picasso, uma visita imperdível é o seu museu. Este espaço composto por cinco palácios de estilo gótico catalão é uma homenagem do pintor e escultor malaguenho à Barcelona, cidade a qual estava muito unido. O museu foi aberto em 1963 e visitá-lo é fazer um tour pelas obras desse genial artista e descobrir seus trabalhos de juventude, pois as obras que podem ser apreciadas aqui estão em ordem cronológica e correspondem ao período compreendido entre 1890 e 1917. Devido as muitas doações que recebeu, o Museu Picasso é considerado hoje em dia um dos museus mais importantes do mundo.

Como muitos museus espanhóis, o Museo Picasso também tem dias de entrada livre, para consultar essas datas e horários, é importante visitar sua página web.


Por último, vamos ao Centro Cultural do Born , onde o futuro e o passado se misturam harmoniosamente. Obs: a foto que abre o post é de lá.

Localizado no antigo Mercado do Born, este espaço versátil conta com uma extensa e boa programação que convida o público a reflexionar sobre o passado, presente e futuro tanto de Barcelona quanto da Catalunha.

Construído entre 1874 e 1876, em 1971 o Mercado foi fechado e quase derrubado. Através da mobilização popular, ele foi conservado e anos mais tarde, para ser exata em 1996, alguns projetos foram estudados para dar um uso útil ao edifício. Quando começaram as obras para transformá-lo em uma biblioteca estadual, um descobrimento surpreendente mudaria completamente o rumo dessa história, afinal uma jazida arqueológica, cujos vestígios datam de 1714, apareceu ao começarem as escavações.

El Born CC l

Ruínas do Centro Cultura El Born. Foto: Mônica Barbosa.

 

Um giro nos planos iniciais, fez com que conservassem a jazida e que ela pudesse ser visível para todos os cidadãos, nascia então o Centro Cultural do Born, um lugar lindo e que merece a visita não só pela jazida, mas também pelas atividades que oferece que estão voltadas tanto para o público adulto como infantil. Todas imperdíveis.

Barcelona ganhou mais um espaço incrível e o Born se consolida como um dos bairros mais interessantes e visitados da cidade,

Endereço: Plaza Comercial,12

Para consultar a agenda e ficar por dentro da programação oferecida, visitem sua página web.

Venham ao Bom, conheçam as opções que esse bairro oferece tanto no âmbito cultural como gastronômico. Apaixonem-se!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Compartilhe |


1 Comentário

  1. raquel diz:

    Adorei o texto!!! É um dos meus bairros preferidos também pela grande oferta gastronômica.

Deixe o seu comentário!

Copyright © 2013 Rumo a Madrid

Criação e desenvolvimento Guttdesign

Follow

Get every new post delivered to your Inbox

Join other followers