Basílica de São Francisco, o Grande

(post em 11/02/2014)


OLYMPUS DIGITAL CAMERAApós visitar o Palácio Real, caminhando em direção a La Latina, está a a igreja de São Franciso, o grande. Na minha humilde opinião, o templo é o mais bonito de Madri, com pinturas em trompe l’oeil (enganar o olho) que parecem saltar das paredes, estátuas dos apóstolos e uma cúpula inteiramente pintada. Aliás, esta é uma das três maiores cúpulas do mundo. Infelizmente, não é permitido tirar fotos dentro da Basílica e peguei algumas fotos oficiais para ilustrar o post.

Cupula_San_Francisco_el_Grande_MadridDesde o século 13 existia uma ermida no mesmo local que foi derrubada e deu espaço para esta construção neoclássica. Varios arquitetos trabalharam nela e o projeto inicial é de frei Francisco Cabezas, mas a conclusão ficou a cargo de Sabatini, o mesmo que seria responsável pela Porta de Alcalá e é homenageado com o Jardim que leva seu nome.

P4262116 A igreja atual é do século 18, mas a sua decoração data do fim do séc. 19. Com a invasão francesa, o convento dos franciscanos que está ao lado serviu de cavalariça, hospital, etc. Apesar de homenagear o santo de Assis, a titular é Nossa Senhora das Neves, o que explica as pinturas da cúpula serem dedicadas a Virgem Maria. Como já havia uma igreja em Madri com este nome, o povo começou a chamá-la de São Francisco. O título de “Grande” veio pelas dimensões. Lá, igualmente, estão os doze apóstolos representados com estátuas de mármore de 3 metros de altura. As sete capelas laterais guardam pinturas gigantescas como a de Santiago Matamouros (outros tempos, minha gente) e uma de Goya, recém-chegado a Madri; inclusive, o pintor e autorretratou neste mesmo quadro.

Para mais fotos da Basílica clique aqui.

Onde? Calle San Buenaventura, 1. Metrô La Latina ou Puerta de Toledo – ambos da L5.

Quando? De terça a sexta de 10:30 a 12:30 e de 16 a 18 horas. Sábados de 10:30 a 12:30 e de 16 a 18 horas. Julho e agosto: de terça a domingo de 10:30 a 12:30 e de 17 a 19 horas.

Quanto? 3 euros

 

 

 


Compartilhe |


0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Copyright © 2013 Rumo a Madrid

Criação e desenvolvimento Guttdesign

Follow

Get every new post delivered to your Inbox

Join other followers