Basílica Jesus de Medinaceli

(post em 19/04/2014)


DSC00648 Aproveitando o clima religioso da Semana Santa apresento a vocês a basílica Jesus de Medinaceli. Além do templo ser muito bonito com seus vitrais e mosaicos, esta devoção faz parte da vida madrilenha. Por exemplo, toda sexta-feira, é permitido chegar aos pés da imagem de Jesus de Medinacelli e tocá-la; e na primeira sexta-feira da Quaresma (após o Carnaval) um membro da família Real espanhola vai ali beijar o pés e rezar diante da mesma. Igualmente, dali sai uma das mais importantes e tradicionais procissões madrilenhas na Semana Santa.

 

No século XVII havia uma capela no terreno e desde 1895 o templo abrigava a imagem de mesmo nome. A capela foi derrubada e uma grande igreja foi inaugurada em 1930 sob a responsabilidade dos franciscanos capuchinhos.

A imagem mostra Cristo no momento de sua apresentação ao povo por Pilatos: “Ecce Homo”. Lindamente presidindo a igreja, ela é vestida com vários tipo de túnica dependendo da ocasião e do tempo litúrgico. O templo também vale a vista pelo seu altar em mosaicos com os diversos santos franciscanos, os vitrais da capela do Santíssimo e do coro, e as distintas imagens de Nossa Senhora. Destacam-se um altar lateral onde estão imagens enormes de são Francisco de Assis e santa Clara. assim se vocês estiverem andando pelo bairro das Letras podem se aproximar e vistar esta joia artística.


Compartilhe |


0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Copyright © 2013 Rumo a Madrid

Criação e desenvolvimento Guttdesign

Follow

Get every new post delivered to your Inbox

Join other followers