Biblioteca Nacional

(post em 07/07/2014)


A Biblioteca Nacional da Espanha tem suas origens na Real Biblioteca fundada em 1711 por Felipe V. É possível fazer a visita guiada ou apenas desfrutar das exposições temporárias gratuitas que a Bilioteca oferece.

DSC06158

O acervo da biblioteca foi enriquecido sucessivamente pelos reis ou doações de nobres. No século 19, quando os bens eclesiásticos passaram às mãos do Estado, várias obras guardadas nos conventos e mosteiros foram levados para o depósito da instituição. Há uma sede em Alcalá de Henares que abriga parte desta fabulosa coleção.Conheço bem o edifício porque pesquisei lá para minha dissertação de mestrado e era maravilhoso entrar naqueles salões cheios de livros ou seja cheio de conhecimento me esperando. O salão de leitura tem gravado nas paredes o nome dos grandes escritores espanhóis; no teto, os nomes das províncias e pelos corredores, quadros com os ganhadores do prêmio Cervantes.

O edifício onde está instalada a biblioteca é de estilo neoclássico e foi concluído em 1892. Na escada principal estão esculturas dos grandes protetores e escritores espanhóis como San Isidoro de Sevilha ou Alfonso, o Sábio. Contudo, também no jardim há espaço para os contemporâneos como o poeta Antônio Machado. A escultura, uma cabeça em bronze feita por Pablo Serrano, está sobre um pedestal de Alberto Corazón onde se lê os versos mais célebres do escritor: Caminante no hay caminho/se hace camino al caminar.O mais curioso é que a Biblioteca Nacional compartilha seu edifício com o Museu Arqueológico Nacional e assim é possível programar duas visitas a dois lugares interessantíssimos durante sua caminhada pelo bairro de Salamanca.

 

Onde ? Paseo de Recoletos, 20. Metrô: Colón ou Serrano, L4

Quando? De segunda a sexta, de 9:00 a 21:00

Sábado De 9:00 a 14:00

Quanto? Entrada gratuita

Visitas guiadas:

Para grupos: de terça a sexta de 11 a 14 h ( inclui o Museo). Duração aproximada: 60 minutos.
Terça às 17:30 h, quarta e quinta às 17 h. (inclui visita ao Museu e ao Salão geral de leitura) Duração aproximada: 90 minutos.

Individuais: inclui visita ao Museu e ao Salão geral de leitura. Quarta e quinta às 10:00 h.
Terça e sexta às 17:00 h e sábados às 12:00 h.

Consultar o site da Biblioteca para mais detalhes. Informação disponível em espanhol, inglês e francês.

 


Compartilhe |


0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Copyright © 2013 Rumo a Madrid

Criação e desenvolvimento Guttdesign

Follow

Get every new post delivered to your Inbox

Join other followers