Brasil em Madri

(post em 07/07/2015)


Por mais que a gente esteja feliz no país onde escolheu para morar é natural que desejemos manter os vínculos com a nossa terra. Escutar um chorinho, sambar, dançar um forró, ver artistas brasileiros e assistir filmes em português. Em Madri há uma comunidade de artistas bem ativa que faz um trabalho sério para divulgar o melhor da nossa cultura.

Por isso, indico onde encontrar um pouco do ambiente brasileiro na capital espanhola e assim amenizar as saudades:

Casa do Brasil – vamos começar pelo centro cultural oficial. Mantido pelo governo brasileiro e com recursos próprios a residência estudantil sempre abriga exposições, palestras e shows de artistas brasileiros ou ligados ao Brasil. Esse ano já teve mostra de fotografias, desenhos sobre o barroco do Recife, e apresentação do Grupo de Dança Dancep.

dancep 2

O Grupo paranaense Dancep se apresentou na Casa do Brasil.

 

Fundación Hispano-Brasileña – esta instituição é a responsável por trazer e promover palestras de escritores, cineastas, artistas em geral, em Madri e outras cidades espanholas.

Casa de América – apesar dos hermanos latino-americano terem mais oportunidades neste centro cultural, basta ficar atento a programação para encontrar um filme ou exposição brazucas. Com localização cêntrica e entrada gratuita ou muito barata fica difícil resistir. Esse ano já teve mostra de obras de Carybé a partir de um conto de Jorge Amado e desenhos sobre São Paulo, da artista espanhola Ângela León.

Maloka Bar Brasileiro – há apresentações de música brasileira praticamente todos os dias neste bar localizado em Lavapiés. Também promovem festas como o Carnaval e juninas, além de servirem comidas típicas brasileiras.

Pedro Moreno e Carlos Mankuso

Pedro Moreno, violão e Carlos Mankuso, bateria sempre fazem show no Maloka.

Roda de Choro de Madrid – uma iniciativa tocada pela produtora Fabi Ferraz. Todas às segundas, no Bar Liber Art, músicos brasileiros e espanhóis animam a noite com o melhor do chorinho, samba e gafieira. Entrada livre e colaboração voluntária.

Choro 2

Ambiente da Roda de Choro de Madrid.

NovoCine – o festival de cinema brasileiro que acontece no mês de novembro já virou sucesso entre os expatriados e os nativos. Em novembro. Aproveite!

Festival Psicotrópicos – este festival se encontra em sua segunda edição e espero que tenha vida longa. Trata-se de uma iniciativa da atriz Rafaella Marques em reunir artistas brasileiros e espanhóis que reflitam sobre o Brasil longe da tríade samba-futebol-carnaval. Em julho, no Espaço Labruc.

Rafaella Marques em Manifiesto Quirurgico

Rafaella Marques em Manifiesto Quirurgico.

Um pouco do espetáculo de Rafaella Marques pode ser visto aqui: https://www.youtube.com/watch?v=JfyPUfFZ6Mc

 


Compartilhe |


6 Comentários

  1. Sandra B. diz:

    Adorei …

    Vamos no Festival Psicotrópicos?!

  2. Já fui na roda de samba do Liber Art e no Maloka! Também recomendo!

  3. Rose Maloka Guarani-Kaiowa diz:

    Obrigado Juliana por difundir as atividades culturais brasileiras que se realizam em Madrid.
    Beijos

Deixe o seu comentário!

Copyright © 2013 Rumo a Madrid

Criação e desenvolvimento Guttdesign

Follow

Get every new post delivered to your Inbox

Join other followers