Café Van Gogh

(post em 22/09/2015)


Van Gogh nunca esteve em Madri, mas existem mais conexões entre os dois do que poderíamos imaginar. Há obras do holandês no Museu Thyssen-Bornsemisza e um café onde é possível estar rodeado de reproduções das reproduções quadros de Van Gogh, e entrar no seu famoso “Quarto em Arlés”. Sim, isto é possível no café Van Gogh, perto do Farol da Mancloa.

A homenagem é explicada logo na porta de entrada. “Van Gogh é a paradoxa da fortuna humana” reza o cartaz. Afinal, o pintor não vendeu um quadro em vida e hoje suas obras valem milhões e qualquer pessoa está familiarizada com seus girassóis. Completam a decoração lindos móveis de madeira, frases de Van Gogh escritas as paredes e, livros em vários idiomas para que o visitante fique um pouquinho mais.

DSC00645

O “Quarto de Arles” em 3D. Amei!!

O preço não é diferente dos demais cafés de Madri: um café da manhã madrilenho – churros e café com leite, custa 2,40 euros; o andaluz (pão com tomate e café com leite ou café) sai por 2,50 euros; um parisiense – croissant e café com leite – sai por 2,60 euros. Sem contar que você pode ter a sorte de encontrar a mesa que simula o quadro do artista vazia! Pense nisso!

DSC00654

Com preços bem camaradas, o lugar ainda deixa espaço para o humor. Quando fui o quadro negro trazia o preço do café com leite fazendo alusão ao inglês marcarrônico da então prefeita de Madri, Ana Botella, ao defender a candidatura da cidade diante do comitê olímpico. Ao falar das belezas da cidade, Botella recomendou que todos os visitantes deveriam tomar um “relaxing cup of ‘café com leite'”, na Plaza Mayor. Imediatamente, os internautas fizeram todos os tipos de piada com a pronúncia impecável da política. Quem deseja pode ver um dos milhares de vídeos do famoso discurso aqui.

DSC00648

Mas brincadeiras à parte, vale a visita ao lugar e, claro, tomar um cafezinho. Importante lembrar que algumas mesas do café não dispõe de serviço de garçons e é preciso fazer o pedido no balcão, pagar e só depois sentar. Mas se tratando de Van Gogh, quem liga para essas miúdezas?

Café Van Gogh

Onde? Calle de Isaac Peral, 4. Metrô Moncloa. L3 e L6

Quando? Segunda a sexta, de 07:30 à 00:00. Fim de semana, 08:30 à 00:00.


Compartilhe |


0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Copyright © 2013 Rumo a Madrid

Criação e desenvolvimento Guttdesign

Follow

Get every new post delivered to your Inbox

Join other followers