Carnaval em Madri

(post em 01/03/2014)


DSC07056 Afinal tem Carnaval na Espanha ? A resposta é sim! Mas não esperem trio elétricos, blocos ou escola de samba porque as temperaturas não permitem muita evolução. Aliás, vocês sabiam que a Espanha tem o segundo maior Carnaval do mundo? Nem eu! Infelizmente, a festança ocorre nas ilhas Canárias, longe daqui. Na Península, com exceção de Cádiz, Badajoz, Cáceres e outras cidades, não há muita animação. Já faz alguns anos, porém, que a prefeitura de Madri tenta animar o reinado de Momo promovendo concursos de fantasia, bailes para crianças e concertos pela cidade. Os jovens vão à festas promovidas em discotecas ou saem às ruas fantasiados em grupos.

Uma das marcas do carnaval espanhol são as chirigotas, grupos de cantores fantasiados que interpretam canções satíricas criticando a situação política do país. Em Madri eles se apresentam, geralmente, na praça Callao. Quem não está a par da política espanhola não entende metade das piadas, claro.

DSC07100Mas a situação mais estranha do carnaval europeu para um brasileiro é, sem dúvida, a relação com a música. Se para nós ela é parte indispensável da festa seja samba, frevo ou axé, aqui na Espanha ela é supérfula. As pessoas se fantasiam, vão para as ruas para verem e serem vistas. Há festas promovidas por boates, mas vimos muitas criancinhas fantasiadas sem um batuque por perto…

 

 

carnaval-madrid-2014O cartaz deste ano é uma releitura de uma obra de El Greco em homenagem ao IV centenário de sua morte e é de autoria de Rafael Jaramillo. O carnaval de Madri é tão animado e tão grande comparado ao Rio que a programação da festa saiu quatro dias atrás. Quem quiser saber mais sobre oziriguidum madrilenho basta clicar em : http://madridfree.com/carnaval-madrid-2014/

Enfim. Divirtam-se!

 


Compartilhe |


0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Copyright © 2013 Rumo a Madrid

Criação e desenvolvimento Guttdesign

Follow

Get every new post delivered to your Inbox

Join other followers