Casa Museu Lope de Vega

(post em 24/05/2014)


DSC01065A Casa Museu Lope de Vega está no Bairro das Letras. Aliás, este bairro recebe este nome por conta dos inúmeros escritores que moraram ali como Cervantes, Calderón de la Barca, Tirso de Molina e Quevedo. Também Félix Lope de Vega y Carpio viveu os últimos vinte e cinco anos de sua vida. Escritor, soldado, secretário de nobres e sacerdote, a vida de Lope de Vega seria um bom enredo para suas próprias peças. Mesmo que você nunca tenha lido ou tenha visto alguma das suas peças, vale a pena agendar uma visitinha e assim aprender um pouco mais da vida do ilustre madrilenho nascido em 1562.

A residência foi herdada por sua filha e posteriormente foi passando por proprietários que nem sabiam que o ilustre autor havia morado ali. Graças ao esforço da Real Academia Espanhola a morada foi comprada, restaurada e finalmente aberta ao público em 1941.

DSC01072Assim, poucos objetos são originais, mas o mobiliário procura resgatar como seria a casa de um homem abastado do século 17. Autênticos, provavelmente, são as imagens e relicários que estão na capela, guardadas no convento das Trinitárias, onde uma das filhas de Lope de Vega professou como monja e chegou a ser abadessa.

Só é possível conhecer a casa marcando hora e com visita guiada. Ficamos sabendo que Lope de Vega adorava cultivar seu jardim e sua horta, dos problemas que teve com suas esposas e amantes, dos 17 filhos e que poucos sobreviveram, o que lhe causou crises de depressão no final da vida. Além disso, aprendemos sobre a história de Madri e das residências de antanho. Uma das características eram que as casas não tinha sala de jantar. A mesa era posta segundo a conveniência dos donos e daí vem a expressão “por a mesa e tirar a mesa”.

Ao sair do museu, complete seu itnerário Lope de Vega dando uma chegada no convento das Trinitárias (na rua ao lado) e na igreja de São Sebastião onde o escritor estaria enterrado. Coloquei o verbo “estaria”, pois os ossos de Lope de Vega se perderam assim como os de Carvantes, Velázquez e tantos outros. Uma pena.

Onde? Calle Cervantes, 11

Quanto ? Gratuito.

Quando? Só é possível visitar a casa mediante visita guiada. Portanto, ligue antes ou mande um email. Há visitas em espanhol, inglês e francês. Duram aproximadamente 45 minutos.

Terça a domingo de 10:00 a 15:00 h.

Informações e Reservas

Tel. 91 429 92 16

casamuseolopedevega@madrid.org

Quer aproveitar melhor seu tempo num museu ? Leia as minhas Dicas para visitar um museu.


Compartilhe |


0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Copyright © 2013 Rumo a Madrid

Criação e desenvolvimento Guttdesign

Follow

Get every new post delivered to your Inbox

Join other followers