Castelo de Manzanares, o Real

(post em 18/04/2016)


Os castelos exercem uma atração irrestível na humanidade. Afinal, fomos criados ouvindo histórias de príncipes e princesas vivendo em castelos e palácios. Quem não tem curiosidade em saber como se vivia ali? Quem vem a Madrid pode visitar o castelo de Manzanares, el Real, também conhecido por Castelo de los Mendonza, pois a propriedade pertenceu a esta família. Como o único atrativo da região é o castelo, o passeio pode ser complementado com uma visitinha ao El Escorial ou ao Vale dos Caídos.

A melhor maneira de se chegar ali é de carro, mas tem ônibus que sai da plaza de Castilla. Confira mais detalhes no final do post. Ainda há opções de fazer visita teatralizada, mas infelizmente, não tive esta oportunidade e ficará para uma próxima ocasião.

18_04_2016_08_48_17

O castelo foi construído sobre um forte do século 11 e inteiramente remodelado no final do século 15. Habitado até 1566, o castelo domina a paisagem entre a serra de Guadarrama e o açude de Santillana. Rodeado por um jardim somos recepcionados por música de estilo mais céltico que renascentista saindo de caixas de som. Ao meu ver, prefiria contemplar a paisagem em silêncio do que esta duvidosa escolha musical, mas nada que estragasse o meu dia.

18_04_2016_08_55_04

Antes de chegar a entrada principal do castelo, damos uma volta rodeando a muralha e é possível conhecer as partes exteriores através dos painéis que se encontram no mirante. Ao entrar, logo no início, o visitante descobre a história do lugar, e do seu proprietário, Pedro González de Mendoza, que o embelezou, mas não chegou a ver as obras concluídas. As crianças vão se divertir com as ilustrações animadas sobre os costumes da época, como a caça, vida religiosa ou o cotidiano.

Decorado em estilo isabelino, as obras foram realizadas por Juan Guas, mesmo arquiteto que construiu o Mosteiro de San Juan de los Reyes, em Toledo. Possui quatro torres, pátio interno e uma bela coleção de tapetes com temas religiosos e da vida do imperador romano Júlio César. Como a construção ficou abandonada durante trezentos anos e foi recuperada somente no século 20, a maioria dos móveis ali expostos não são originais, mas ajudam o visitante a compor como deveria ser a vida naqueles tempo, mais dura e desconfortável do que os contos de fadas nos faziam crer…

18_04_2016_08_56_41

Destaque para os aposentos das damas, a sala de jantar e as escadas caracóis de madeira e pedra que parecem nunca terminar. Para alegria de todos os fãs deste período histórico, é permitido caminhar pelo alto da muralha! Imediatamente, imaginei como seria travar uma batalha dali.

18_04_2016_08_59_25

A cidade que circunda o castelo é pequena e não tem mais nada de interessante, mas é possível encontrar restaurantes simples que vão oferecer os pratos de sempre da culinária espanhola, hamburgueres ou simplesmente, porções para beliscar, caso você queira seguir seu passeio para o El Escorial.


Como chegar:

De carro

Saída de Madrid pela auto estrada de Colmenar M-607 até o encontro com a M-609, direção Colmenar Viejo. Posteriormente se encontra com a M-862 e finalmente, com a M-608. Total 53 quilômetros.

Ônibus: Intercambiador de Plaza de Castilla, Línea nº 724. Para chegar a plaza Castilla, utilize as linhas L10 e L9, do metrô.

Horário

Horário de inverno ( 1 de outubro a 31 de maio):
Edifício principal: de terça a sexta, de 10 a 17.30 horas. Sábados e domingos, de 10 a 18.00 horas (segunda fechado).
Bilheteria: de 10 a 17 horas.
Jardim renascentista e exterior: de 10 a 19 horas.

Horário de verão (de 1 de junho a 31 de setembro):
Edifício principal: de terça a sextas, de 10 a 17.30 horas. Sábados e domingos, de 10 a 18.00 horas (Segunda fechado).
Horário de bilheteria: de 10 a 17.00 horas.
Jardim renascentista e exterior: de 10 a 19 horas (de martes a quinta, domingos e feriados). De 10 a 24.00 horas (sexta e sábados).

Quanto?

Entrada individual: 5 € por pessoa.

Maiores de 60 e menores de 14 anos: 3 € por pessoa.
Menores de três anos: entrada gratuita.


Compartilhe |


0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Copyright © 2013 Rumo a Madrid

Criação e desenvolvimento Guttdesign

Follow

Get every new post delivered to your Inbox

Join other followers