Com que roupa eu vou?

(post em 07/11/2013)


DSC00446Quando a gente viaja surge aquela dúvida: que roupa eu ponho na mala? Faz muito frio? Muito calor? Como as pessoas se vestem no lugar? Bem, vou dar umas dicas para vocês sobre o que vestir aqui em Madri.

Não há muito que temer, pois com a globalização todo mundo veste mais ou menos a mesma coisa, né? Calça jeans, calça preta, tênis, blusa básica. No ocidente, agora, a moda é praticamente igual. Entretanto, sempre é bom conhecer algumas peculiaridades e antes de tudo é preciso saber a estação do ano em que você fará sua viagem. E, principalmente, saber se você é do tipo calorento ou friorento.

Em Madri, no verão, faz um calor insupurtável. Calor ? Mas aqui no Brasil também faz. Ok. Mas a não ser que você seja de Brasília e arredores, o calor que você está acostumado é o húmedo-tropical-suarento, certo? Pois aqui faz um calor seco-forno-desértico. Isso quer dizer que você não sua, mas a pele fica ressecada e branca em poucos dias. Indispensável um hidratante ou óleo corporal e manteiga de cacau. E beber muita água, porque de repente a sua garganta está mais seca que bacalhau.

No mais, as madrilenhas adoram saias, uma sandália e um vestido. Quanto mais estampado, melhor. O curioso é o cumprimento das bermudas e saias que ultrapassam o limite do que a mamãe ensinou pra gente. Outra coisa que não me acostumo é o fato de vestirem blusa transparente com sutiã colorido ou preto. Eu sei que gosto é gosto, mas o visual não me convence.

Na capital da Espanha faz frio no inverno, mas raramente neva. Portanto, um casaco grande ou um sobretudo resolvem o problema. Cachecol, foulards e lenços para o pescoço também são indispensáveis; aliás são eles que vão salvar o seu look da monotonia, pois quem vai carregar mais de um casaco na viagem? Ah! E, claro, luva, meia-calça de lã, uma boina e todos os adereços do inverno, porque as temperaturas podem ficar negativas.

DSC00363Na meia estação – minha preferida – é indispensável o “casaquinho leve da vovó”. Adoro!! A dupla vestido ou bermuda e meia-calça, sapato bailarina (ou salto ou tênis, você é quem sabe) fazem alegria de todas. Aliás, a meia-calça bonita é item indispensável em abril/maio, outubro/novembro, mas deve ser mais grossa que o habitual brasileiro. Para inovar, é bom que ela não seja sempre da mesma cor e é possível arriscar um estampado também. Um conselho: se você é psicótica com dor de garganta como eu é melhor trazer um lenço para enrolar no pescoço que, igualmente, vai servir para dar um charme.

Para os meninos – coisa simples – o bermudão cheio de bolsos, blusa básica. Porém, nada de ficar sem camisa na rua. Se você encontrar alguém com o peito de fora com certeza é do norte europeu, se chama Hans e vê o sol poucas vezes por ano. Entenda.

No inverno, se a sua cabeça já não ostenta uma vasta cabeleira, vale a pena usar um gorro ou um chapéu tipo boina. Em Madri venta e é sempre bom prevenir.

Escrevi um post sobre o que vestir no inverno, na primavera e no verão. Confiram!

Espero que tenham gostado. Alguma dúvida, sugestão ou crítica? Escreva para mim!

O Rumo a Madrid agora está no Instagram com o nome de @rumoamadrid. Siga a gente por lá!

 

 

 


Compartilhe |


26 Comentários

  1. Larissa diz:

    Olá…

    Tenho uma dúvida. Como as pessoas se vestem nas discotecas durante o inverno?

    Obrigada

    • Juliana diz:

      Larissa, tudo bem ? Nunca fui à boate aqui em Madri porque já não tenho, digamos, idade para isso. Mas acredito que a mulherada vai de vestido ou saia (bem curtos pq aqui todo mundo economiza pano), joga o sobretudo por cima e pronto. BJ bj

  2. Andrea Gass Coelho diz:

    Olá, moramos na França e nesse final de semana iremos para Madrid, ficaremos de sexta à terça, estou em dúvida em relação as roupas que devo levar.
    Aqui ainda está frio, em torno de 2 a no máximo 6 graus, estou com medo de levar roupas erradas e passar frio ou levar roupas desnecessárias.
    Adorei o site, tem muitas dicas e informações maravilhosas.
    Muito obrigada.
    Andrea.

    • Juliana diz:

      Oi, Andrea !! Obrigada. Aqui a primavera chega mais cedo. Já estamos com incríveis 14 graus. Mas não se engane: tem o famoso ventinho madrilenho que estraga qualquer solzinho ! Acabei de ver que as temperaturas ficarão entre 2 e 20 graus. Não estranhe a diferença: na serra de MAdri faz muito frio. Mas na cidade propriamente dita será ok. No mais, não perca o Mercado ao ar livre no Bairro das Letras neste sábado. Beijo e boa viagem!

  3. Andrea Gass Coelho diz:

    Muito obrigada novamente, vamos com certeza!!!
    Programamos ir no El Rastro no domingo, que lemos que tem mercado aberto também. Nosso hotel é entre Puerta del Sol e Tirso de Molina.
    Esperamos aproveitar bastante, e anotei várias dicas tuas 😉
    Bjo e obrigada.

  4. Cristiane diz:

    Irei com minha família em agosto e estava apavorada com o calor, mas agora que vc falou que é seco, me animei. Sou de Brasília e não suporto umidade.Se o calor de Madrid é seco, acho mais fácil de suportar.

  5. Tatiane diz:

    Olá Juliana, estou indo oara Irlanda mas passarei 5 dias em Madrid no mês de Setembro. Como é o clima nesse perido? Alguma dica de roupa? Sou bahiana e usamos muitas peças estampadas.Fiquei na duvida do q levar. Obrigada

    • Juliana diz:

      Oi,Tatiane! Obrigada pelo seu comentário! Quanto mais estampas, melhor!! Fique tranquila!! Setembro é um dos meses mais complicados porque é mudança de estação. Até dia 15, às vezes até o dia 20, ainda está bem calor, mais de 30º durante o dia, mas a temperatura começa a cair à noite. Convém você trazer um casaco leve e sapato fechado. Enfim, é um mês imprevisível! Boa viagem e bem-vinda a Madrid!!

  6. Olá!
    Estamos planejando de ir a Madri em final de janeiro de 2017!
    Gostaria de dicas do que levar de roupas!!

  7. Mariusha diz:

    Oi! Estou indo para Madri com meu marido em 01 de agosto, é Primavera em Madrid, certo?! Sigo essas dicas? Adoro legging e sapatilha, mas para caminhar longas distâncias conhecendo a cidade, melhor o tênis mesmo? Lenços são indicados para essa época? Obrigada.

  8. Mariusha diz:

    Corrigindo, 01 de Outubro!!

    • Juliana diz:

      Oi, Mariusha! Obrigada pela mensagem. Claro, para grandes distâncias, tem que ser tênis mesmo. Em outubro, já estamos no outono, o que siginifica uma temperatura de uns 25º durante o dia, com uma caída durante à noite. Sim, sim! Muitos lenços!:-) ¡Bienvenida!

  9. Romualdo diz:

    Bom dia,
    Estamos indo este final de semana para Madrid, fico preocupado com o frio, por ser outono a temperatura já está baixa?
    o que levar pra a mala não ficar pesada.
    obrigado

  10. Fabiula diz:

    Olá!
    Estou planejando para ir em agosto em Madri em 2017.EU
    Gostaria o que devo levar de roupas?

    • Juliana diz:

      Olá, FAbiula! Obrigada pela mensagem! Em qual cidade vocÊ vai? De todas as maneiras traga roupas leves, tal como você usaria o ver4ao brasileiro. Abraços e bem-vinda a Madrid! PS: escrevi um artigo somente sobre roupas de verão.

  11. Ecival diz:

    Olá Juliana!

    Vou para Madrid em fevereiro e vi que irá fazer entre 2 a 8 graus, o que você recomenda levar na mla de viagem? Graciais

  12. Leticia diz:

    Oie! Vou a Portugal em julho (verão) mas não sei se o verão de lá ainda tem q se usar roupa de frio (calça, casaco) n sei como é o verão lá.

  13. estou querendo ir em 01/06 a 15/07 pra madri qual é o clima la …e que roupa levar

  14. Marcia diz:

    Boa tarde
    Estamos com uma viagem marcada para Madrid, Portugal e Barcelona em julho e gostaria de saber se a noite faz frio e que tipo de roupa costuma-se vestir nessa epoca durante o dua e a noite. Preciso levar algum casaco msus leve?

    • Juliana diz:

      Casaco em julho em Madrid nem pensar! Talvez em Barcelona e Lisboa porque são cidades voltadas para o mar e o rio, mas bem leve, sem exagero. Se precisa de guia brasileira de turismo em Lisboa ou Madrid pode me contactar: jubmp@hotmail.com . Abraços e boa viagem!

Deixe o seu comentário!

Copyright © 2013 Rumo a Madrid

Criação e desenvolvimento Guttdesign

Follow

Get every new post delivered to your Inbox

Join other followers