Cripta da Catedral de Nossa Senhora de Almudena

(post em 04/12/2013)


DSC08208

Exatamente abaixo da catedral de Nossa Senhora de Almudena está a cripta. A construção começou em 1883 e foi concluída em 1911. Em estilo neogótico, neoromânico e com toques bizantinos, a igreja possui mais de 400 colunas, vinte capelas com vitrais e imagens lindas. A fim de ressaltar esta beleza toda fizeram uma iluminação especial onde a sensação de amplitude e paz aumentam.

DSC08224Ao contrário de todas as igrejas do mundo (exagero, eu sei!) onde se entra pelos pés da cruz, nesta entramos pela cabeceira, junto ao altar principal. Nele se encontra uma bela imagem de Nossa Senhora de Almudena, de 1948, flanqueada por dois anjinhos.

 

DSC08216Exatamente do lado oposto contemplamos um belo afresco de autoria de Cesáreo Cambronero Lopez, de 1977. A cena representa a Virgem do Pilar quando um doente espanhol se salvou graças a sua intercessão na cidade de Milão. A catedral da cidade aparece aos pés da Virgem rodeada por anjos e devotos. De composição barroca, mas assim mesmo atualíssimo, o pintor conseguiu unir vários estilos artísticos em um só trabalho.

DSC08210A cripta foi feita para ser a última morada daqueles que contribuíram para a construção da catedral. Estão lá membros da nobreza, da burguesia, dentre outros ilustres, incluindo o arquiteto que a projetou, o marquês de Cubas. Quem deveria estar lá, na capela do Santíssimo, era a rainha Maria de la Mercedes, mas agora ela descansa da própria catedral, aos pés do altar da padroeira de Madri.

Ao contrário da catedral, onde a contribuição é espontânea, na cripta se paga para entrar. Ah! E se você acha tétrico andar em um lugar cheio de túmulos talvez seja melhor não visitá-la, porém se você não se importa, entre e contemple esta maravilha.

Onde? c. Mayor 92

Quanto? Tarifa geral: 2 euros

View Larger Map


Compartilhe |


0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Copyright © 2013 Rumo a Madrid

Criação e desenvolvimento Guttdesign

Follow

Get every new post delivered to your Inbox

Join other followers