De Caravaggio a Bernini: obras-primas do século 17 italiano nas Coleções Reais

(post em 25/06/2016)


Além da insuportável secura e do calor de rachar, o verão madrilenho traz algo muito bom: as melhores exposições do ano. Parece que as grandes instituições decidem programar o que tem de melhor para esta época. Se alguém souber o motivo, por favor, me diga!

No Museu do Prado temos a mega exposição do V Centenário de El Bosco (Bosch) e no Palácio Real está em cartaz uma mostra sobre arte italiano do século 17. Trata-se da exposição “De Caravaggio a Bernini. Obras maestras del seiscientos italiano en las Colecciones Reales“, onde é possível admirar quadros e esculturas que foram encomendados ou presenteados aos reis da Espanha naquele tempo.

img_24578

“Salomé com a cabeça de Batista”, de Caravaggio.

Se você gosta de arte italiana deste período esta aí uma ótima oportunidade de admirar os mestres de sempre e, especialmente, ver a influência destes pintores em artistas espanhóis como Velazquéz e José Ribeira. Afinal, qualquer pintor naquela época devia passar uma temporada na Itália a fim de visitar in situ as obras renascentistas ou mesmo do Império Romano e assim absorver e reinterpretar toda aquela informação.

la-tunica-de-jose

A túnica de José, de Velázquez

Igualmente, podemos admirar esculturas que retratam personagens da mitologia grega, bustos de soldados e crucifixos que estiveram destinados ao mosteiro de El Escorial. Uma das peças que chama atenção é. sem dúvida, o Tabernáculo, de Domenico Montini, realizado em bronze e prata, e que pertence ao Palácio Real.

tabernaculo domenico montini

Aproveite também para contemplar o teto e os lustres que enfeitam as salas. Afinal, ali também eram aposentos mais modestos que perteciam ao Palácio Real, mas que foram transformados em espaço para exposições temporárias. Ainda assim, algumas salas conservam a decoração de outrora!

Quando?

A exposição fica em cartaz até 16 de outubro.

– Horario de verano (abril-setembro): Todos os dias de 10:00 a 20:00 horas (último acesso às 19:00)

– Horario de inverno (outubro-março): Todos os dias de 10:00 a 18:00 horas (último acesso às 17:00)

Quanto?

– Visita ao Palácio Real de Madrid + Exposição “De Caravaggio a Bernini”: 11 euros

Gostou?

Confira aqui dicas para aproveitar sua visita ao museu.

 


Compartilhe |


0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Copyright © 2013 Rumo a Madrid

Criação e desenvolvimento Guttdesign

Follow

Get every new post delivered to your Inbox

Join other followers