Dia da Hispanidad

(post em 11/10/2016)


Dia 12 de outubro de 1492,Colombo chegava a América inaugurando um novo momento na História mundial. Esta data já teve vários significados e dependendo do governo se caprichava na mensagem patiótica. Atualmente, o 12 de outubro é uma das poucas festas nacionais civis da Espanha comemorada pelo país inteiro; a outra seria dia 6 de dezembro, dia da Constituição.

Igualmente é feriado em toda América Latina, pois se comemora o dia da Raça ou o dia da Hispanidad. No Brasil também se comemorava esta festa nos anos 30; infelizmente não me lembro o ano preciso quando deixou-se de celebrá-la até que finalmente se recuperou o feriado como dia de Nossa Senhora da Aparecida. Ou seja: é feriado em toda América ibérica!

dsc01257

 

Como não poderia deixar de ser, a capital espanhola concentra os desfiles mais importantes e boa parte da festa. No Passeio da Castelhana é possível ver veículos militares, soldados de diversas comunidades autônomas, esquadrilha da fumaça, paraquedistas, músicos, etc. Ao contrário das celebrações do Brasil, as escolas não participam. A festa tem um caráter mais adulto, por assim dizer. Não sei se isso acontece em todo país, mas pelo menos em Madrid, só as diferentes tropas das 3 Forças Armadas + a Guarda Civil participam. Eu também passeio 12 de outubro em Barcelona e você pode ler meu relato aqui.

dsc01273

Guarda Civil. 2015.

O melhor, porém, vem depois da parada quando os museus estatais abrem as portas gratuitamente. Algumas guarnições militares também tem visita franqueada e programação especial. As filas são enormes, e é preciso ter paciência, mas o povo não desanima.

dsc01703

Uniforme do século 19. 2013-

Também não se incomode com a manifestações política que acontecem, pois a direita mais conservadora, especialmente os admiradores de Franco, costumam levar suas bandeiras para passear. Mas nada que estrague o clima de festa e fanfarra que fica no ar.

Quando? Às 11h.

Onde ver? O melhor a fazer é chegar cedo porque o evento lota. Por isso, eu sempre assisto da Plaza Colón. Apesar de ficar longe, dá pra ver as tropas e todo o recorrido da esquadrilha da fumaça. Os soberanos costumam ficar na altura de Netuno, perto do Museu do Prado.


Compartilhe |


0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Copyright © 2013 Rumo a Madrid

Criação e desenvolvimento Guttdesign

Follow

Get every new post delivered to your Inbox

Join other followers