Dia de Reis

(post em 05/01/2016)


Na Espanha, as crianças não esperam pelo Papai Noel e sim pelos Reis Magos, no dia 6 de janeiro. O esquema é o mesmo do Bom Velhinho: a criançada escreve cartinha endereçada ao Oriente e quem se comportou ganha presente e quem fez malcriação recebe um pedaço de carvão. Desta maneira,no dia 6 de janeiro, a criançada está inquieta aguardando Gaspar, Melchior e Baltazar.

A festa, entretanto, não se limita à data. As grandes lojas promovem fotos com os Reis Magos e o Correio Real para os pimpolhos mandarem suas cartas. Uma semana antes, os Reis Magos começam a desfilar pelas ruas de algumas cidades, com banda de música e acompanhados por seus pajens que jogam balas aos pequenos.

Reis Magos

A festança propriamente dita começa no final da tarde do dia 5 de janeiro com a Cabalgata. Trata-se de um desfile onde participam diferentes instituições como clubes de futebol, canais de televisão e empresas diversas que montam um carro alegórico, fantasiam meia dúzia de pessoas que jogam balas para a multidão. Diferente do desfile das escolas de samba, aqui cada carro alegórico tem sua própria música e, de vez em quando, os quesitos evolução e harmonia ficam comprometidos. Mas ninguém está interessado nisso, pois todos estão mais preocupados em catar as balas que caem e há quem leve sacolinha para pegar mais.

DSC06094

Mas a festa não terminou. Depois, todo mundo vai pra casa, beber chocolate quente e comer o Róscon de los Reyes, um pão decorado com frutas cristalizadas que imita uma coroa. Há duas versões: recheada com creme (os espanhóis adoram um chantilly!) ou sem recheio. Dentro do Roscón está escondido um brinquedinho e quem o encontrar terá que pagar o doce no próximo ano. Se você estiver na Espanha por esta data deixe o regime de lado e prove a iguaria. Qualquer café serve um pedaço do roscón.

Dia 6 de janeiro é feriado nacional e a meninada fica jogando com seus novos brinquedinhos até enjoar. Melhor dizendo, até a próxima segunda-feira útil do ano, pois acabou o recesso de Natal, o Ano Novo já está ficando velho e a rotina se reinicia. Agora, todos estão com os olhos postos na Páscoa, o próximo grande feriado espanhol.

Cabalgata de Reyes – 05/01/2015 18:30 a 20:45 – Gratuito

Este ano de 2016 vai ter participação brasileira na Cabalgata de Reyes de Madri.

Roteiro

  • Nuevos Ministerios esquina San Juan de la Cruz
  • Plaza del Doctor Gregorio Marañón
  • Glorieta de Emilio Castelar
  • Plaza de Colón
  • Paseo de los Recoletos
  • Plaza de la Cibeles

O Rumo a Madrid agora está no Instagram com o nome de @rumoamadrid. Siga a gente por lá!


Compartilhe |


0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Copyright © 2013 Rumo a Madrid

Criação e desenvolvimento Guttdesign

Follow

Get every new post delivered to your Inbox

Join other followers