Educação escolar em Madri

(post em 16/07/2015)


Este post vai ser menos turístico que os anteriores, pois tenho recebido emails de pessoas que vão se mudar para Madri e estão preocupadas com a escola para os filhotes. Apesar de o sistema educativo ser igual em toda Espanha, quero alertar que falo especificamente da Comunidade Autônoma de Madri. Aqui as comunidades autônomas têm mais liberdades que um estado no Brasil e cada uma legisla a educação de maneira independente. Por exemplo, quem mora na Catalunha vai ter uma parte – senão todas – as aulas em catalão e aulas de história regional também estão incluídas em alguns currículos. Portanto, verifique no site de cada comunidade autônoma a especificidade do programa educativo para aquela região.

Creche

De 0 a 6 anos a escolaridade não é obrigatória e, portanto, o governo não tem obrigação de prover creches para as crianças. No entanto, as creches públicas existem ou então, o governo subvenciona vagas públicas em creches privadas. Qual é a diferença? Quase nenhuma. Ambas são pagas, mas com mensalidade bem mais em conta do que uma particular. Além disso, as creches particulares não fecham em determinados feriados como a Semana Santa e pagando um extra, seu filho pode ir nestes dias.

A partir dos três anos, as crianças podem ir para escola, e alguns colégios já as aceitam a partir dos dois anos também. Crianças com necessidades especiais podem ser encaminhadas para centros educativos especializados ou não. Tudo depende da secretaria de educação de cada Comunidade Autônoma e da vontade dos pais.

Escrevi sobre minha experiência com a creche neste post para o site Brasileiras pelo Mundo.

Pública, privada ou concertada?

Quanto ao financiamento, o sistema de educação espanhol se divide em três: pública, privada e concertada. Tá, os dois primeiros ok, mas e esse concerto aí? Concertada seria traduzido por subvencionada e em 99% dos casos, católica. O governo paga um tanto e os pais, outro; e as mensalidades saem bem mais em conta que uma escola 100% particular.

A escola pública não é 100% gratuita. A família deve arcar com os custos da comida e do material, mas é possível solicitar ajuda ao governo que a concede conforme a renda da família. Com a crise, muitas dessas ajudas foram cortadas ou reduzidas. Por isso, alguns artistas se mobilizaram para auxiliar famílias em dificuldade.

Os colégios bilíngues são uma realidade em Madri e grande parte das escolas públicas são bilíngues inglês-espanhol, francês-espanhol ou alemão-espanhol. Quanto às demais atividades na escola dependem da linha de educação que trabalham. Normalmente são oferecidas aulas extras de esportes, música e/ou arte cênica, robótica, etc. A lista é enorme e depende de cada uma.

A oferta de escolas privadas também é grande. Por ser uma capital com muitos imigrantes há escolas francesas, alemãs, italianas ou inteiramente britânicas. Contudo, para quem tem medo que os filhos percam o português, devo lembrar que o Consulado brasileiro vem oferecendo cursos de português para filhos de brasileiros e atividades para os pequenos na Casa do Brasil.

DSC07480

Fachada do Colégio Nossa Senhora de Loreto, concertado, no bairro de Salamanca.

Matrícula

O sistema de matrícula é bem diferente do Brasil. Todas as escolas fazem seu período de matrícula na mesma época entre janeiro e fevereiro através da página web da Comunidade de Madrid (em espanhol). Nesses meses, também acontecem as “jornadas de portas abertas” quando os pais podem visitar os estabelecimentos para conhecê-los.

Para obter a vaga, podem se candidatar qualquer casal, mãe ou tutor, independentemente de sua condição financeira ou situação familiar; estrangeiros com visto de trabalho ou visto de estudante (no caso das escolas, mas não das creches). Para mais informações SEMPRE consulte o consulado espanhol da sua jurisdição ou escreva diretamente para a “Consejería de Educación” da sua futura Comunidade Autônoma. Não esqueçam que este tipo de lei muda de governo para governo e o que vale para julho de 2015 pode não ser válido em um ano.

Outro conselho: escreva para as escolas ANTES de embarcar para saber como é a linha pedagógica, como ele será recebido, detalhes de funcionamente, etc. As públicas tem prazos mais rígidos, óbvio; mas as particulares e concertadas podem abrir exceções para quem vem fora do período de matrícula. Julho e agosto meses de férias e a vida escolar, para professores e funcionários, se inicia na última semana de agosto.

Algumas escolas são mais concorridas que as outras e os critérios de desempate para obter uma vaga são a proximidade com o trabalho, família numerosa (igual ou mais de três filhos), se a criança requer atenção especial, irmãos que já estão matriculados no mesmo colégio, etc.

Calendário escolar

As aulas começam em setembro, geralmente na segunda semana. Quanto ao horário, a maioria das escolas tem jornada completa, de 9:30-16:30. Nessas, se os pais preferem, podem buscar seu filho para almoçar em casa e depois levá-lo de volta para as aulas do turno da tarde. Em algumas, de jornada contínua 9:00-14:00, onde até as 14 h não é permitido retirar o filho da escola.

Como buscar um colégio?

Através de uma ferramenta da Comunidade de Madri onde estão listados tantos os estabelecimentos públicos, concertados ou privados. Lembre-se que Madri é o nome da cidade E da Comunidade Autônoma. Sabe aquela história de estado do Rio de Janeiro e cidade do Rio de Janeiro? Estado de São Paulo ou cidade de São Paulo? Igualzinho!

Assim, procure pelo nome do seu município ou se já sabe seu endereço é possível buscar por ali também.

Conto minha experiência pessoal neste post.

Boa sorte !!

O Rumo a Madrid agora está no Instagram com o nome de @rumoamadrid. Siga a gente por lá!

 

 


Compartilhe |


29 Comentários

  1. Bruno diz:

    Juliana parabéns pelo post! Vai nos ajudar muito.

  2. Hosana diz:

    Olá!

    Juliana, qual a melhor escola particular bilíngue em Madrid?

    Obrigada!

  3. Monaliza diz:

    Informações muito úteis. Facilitam muito a nossa vida antes da mudança.
    Parabéns pelo trabalho!

  4. Estela diz:

    Olá!!
    Vc sabe me dizer ou alguém que posso contactar para saber a respeito de adaptação da criança na escola regular?
    Estou indo com a minha filha de 8 anos que a principio está fazendo aula de espanhol, mas acredito que quando for ela não esteja fluente.
    Tem alguma escola em especial em Madrid.

    • Juliana diz:

      Olá, Estela! Obrigada pela mensagem. O melhor é contactar o diretor da escola ou o orientador da área. Sua filha vai para a “primária” e certamente tem alguém responsável por esta parte. Agora, sem querer desanimar, geralmente não há período de adaptação, mas torço que a escola da sua filha tenha. Beijos!

      • Estela diz:

        Obrigada!

        Só iremos no final do próximo ano, mas vamos antes para conhecer o local e escolas.
        Então para isso seria mais fácil ter acesso as escolas dentre Janeiro/Fevereiro?!

        • Juliana diz:

          Olá, Estela! Em janeiro/fevereiro começa a admissão para o seguinte ano letivo. De qualquer maneira, você tem que ter um endereço, pois será isso que determinará qual será a escola dos seus filhos. Abraços e boa sorte!

  5. Fabio Lauro diz:

    Olá, Juliana. Muito legais as informações. Parabéns pelo post.
    Estou estudando a possibilidade de morar em Madri para estudar apenas durante o ano que vem inteiro. Tenho duas filhas (7 e 12 anos). Meu maior desafio neste momento de avaliação é descobrir como seria a admissão delas em alguma escola aí, dado que só podemos ir em Dezembro, quando termina o ano letivo aqui no Brasil. Voce tem alguma ideia de como funciona neste caso, já que elas perderiam 3 meses de aula?
    Grato,

    • Juliana diz:

      Olá, Fabio! Infelizmente, não sei responder. Neste caso, o melhor é contactar com a escola diretamente, depois que vocês tenham escolhido onde vão morar. Abraços e bem-vindo a Madrid!

  6. viviani diz:

    Olá!
    Gostaria de saber se vc sabe como funciona o berçário lá? Se consigo deixar por seis horas uma criança de seis meses? Ou se você acha que uma babá seria melhor?Meu marido vai trabalhar em madrid por dois anos e eu queria fazer um mestrado nesse tempo, mas não sei como lidar em ralação a filhos pequenos.
    Muito obrigada.

  7. priscila pereira diz:

    juliana adorei o post!!!parabéns

    gostaria de saber informações ou onde busca las sobre educação especial

    super obrigada

  8. Leni diz:

    Existe um buscador de escolas para a cidade de Valência?

  9. Guilherme diz:

    Eu sou um jovem estudante e gostaria de saber se existe escolas com Portugues em Espanha?
    Para o 10º ano

  10. aquilea diz:

    ola moro no brasil tenho amigos na espanha madri gostaria de levar meus 3 filhos para estudar so tenho um pouco de medo dos terremotos que tem ai gostaria de saber sobre es tremores se sao costantes e se e em toda espanha

  11. Flavia diz:

    Oi Juliana!

    Voce pode informar quais sao os documentos para fazer a matricula nas escolas publicas, concertadas ou privadas em Madri?

    • Juliana diz:

      Olá, Flavia! Para as privadas não sei, mas as públicas e concertadas costuma ser o formulário da escola preenchido, empadronamento, cartão de vacinação e documento dos pais. Bem básico! Abraços!

  12. Luzia diz:

    Olá, Juliana!
    Para eu mateicular meu filho na escola publica posso fazer isso com visto de turista? Vou chegar em madri como turista , vou poder matricular meu filho na esxola publica?? Obrigada!

  13. Rose Rosen diz:

    Ola Juliana,
    Voce saberia me dizer se existe escola judaica em Madrid ou em outra cidade espanhola? Sabe o nome?
    Obrigada.

  14. Claret diz:

    Olá Juliana, bom dia!
    Juliana, trabalho com turismo e meus clientes querem estudar durante 6meses na Espanha – mas querem levar as filhas também. Você sabe me informar como é o processo para matricular as meninas em escola pública? Elas terão 10 e 15 anos no período da viagem.
    Se puder me ajudar, te agradeço imensamente.
    Abraços,
    Claret

Deixe o seu comentário!

Copyright © 2013 Rumo a Madrid

Criação e desenvolvimento Guttdesign

Follow

Get every new post delivered to your Inbox

Join other followers