El Canto del Cisne – Pintura académica do Salão de Paris

(post em 22/02/2015)


Inaugurada dia 14, na Fundação Mapfre, a exposição El Canto del Cisne – Pintura académica do Salão de Paris. Com 84 quadros da coleção do Museu D’Orsay, de Paris, a mostra reúne o melhor da pintura academicista onde os artistas escolheram temas tão diversos como fatos históricos, mitologia, nudismo e paisagem. Como bem lembra o catálogo da exposição este período artístico é quase sempre é entendido à luz das vanguardas que o sucederam e desta maneira, julgado como ultrapassado e datado.

Nascimento de Venus, 1863. Alexandre Cabanel

Nascimento de Venus, 1863. Alexandre Cabanel

No entanto, as obras ali presentes são uma nova forma de entender a burguesia que se consolidava em um século 19 de paz relativa. Nudez feminina e masculina em ambientes provocadores, poses sensuais e recriação do passado histórico estão retratados nas telas com cores fortes e traços vigorosos, o último suspiro da grande pintura que não mais exisitiria.

Estão ali também os retratos que eternizaram os ricos e intelectuais da época. Tal qual os monarcas fizeram no Antigo Regime, os burgueses quiseram ser pintados com suas roupas de festa, seus objetos que marcavam sua posição e seu ambiente social, distinto – obviamente – da classe operária que se consolidava no mesmo período.

Jacques-Emile Blanche, Retrato de Marcel Proust, 1892.

Jacques-Emile Blanche, Retrato de Marcel Proust, 1892.

Interessante é observar os quadros que exibem temática orientalista. Afinal, com o norte da África e o Oriente Médio ocupado pelas potências estrangeiras, vários artistas se aventuraram por estas terras para jogar mais exotismo na mente do europeu do século 19. Curioso é que poucos são os quadros que trazem a Espanha, pois quem não tinha meios para viajar mais longe, se contentava em visitar o sul do país para aprender um pouco do oriente. Ato falho ou ato proposital dos curadores? Eis a questão.

William-Adolphe_Bouguereau_(1825-1905)_-Dante e Virgílio no Inferno (1850)

William-Adolphe_Bouguereau_(1825-1905)_-Dante e Virgílio no Inferno (1850)

 


Compartilhe |


0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Copyright © 2013 Rumo a Madrid

Criação e desenvolvimento Guttdesign

Follow

Get every new post delivered to your Inbox

Join other followers