Eleições na Espanha

(post em 18/12/2015)


Dia 20 tem eleições para presidente na Espanha. Sim, ao contrário do que a imprensa brasileira costuma dizer, apesar de ser um regime parlamentarista o chefe de Governo chama-se presidente e não primeiro ministro. Enfim.

Como sou cidadã portuguesa posso votar para prefeito, mas não para presidente, governador, deputado, senador e presidente. Aliás, todo cidadão europeu pode votar para prefeito no país que esteja. Contei minha experiência nesse post.

Como não votarei posso falar mal dos candidatos sem peso na consciência. Brincadeira. Acompanhei todos os debates e claro que tenho meu preferido. Algo que chama atenção é que as pessoas pouco perguntam sobre quem você vai votar para deputado; afinal, com o bipartidarismo, os cidadãos votam nas listas elaboradas pelos partidos e não num candidato específico. Assim, não importa muito quem está postulando o cargo.

cartel-sanchez-revista-moda-1450108634935

É preciso estar muito atento às eleições na Espanha porque a campanha é tão discreta, que você corre o risco de nem vê-la passar. Não há horário eleitoral gratuito TV, panfletagem pelas ruas e nem carreatas. Aliás, os candidatos optam por fazer passeios de bicicletas o que é bem mais ecológico. Os comícios geralmente acontecem em lugares fechados e não nas ruas como plazas de touro, estádios de futebol ou teatros. Com tudo isso, um eleitor brasileiro pode pensar que nem há eleições. Leia mais sobre como foi a eleição para prefeito e governador este ano em Madri.

ciudanos

Este ano, no entanto, houve uma grande novidade. Quatro candidatos tem chances reais de chegar ao poder. Para quem estava acostumado entre o FlaxFlu que eram as eleições foi uma surpresa e tanto. Apresentaram-se o atual presidente, Mariano Rajoy; Pedro Sánchez, do PSOE, como sempre e as duas novas forças políticas: Alberto Rivera, de Ciudadanos, que se situaria à direita e Pablo Iglesias, de Podemos, que afirma ser a nova esquerda.

pablo-iglesias-5004

Outra novidade foi o debate entre os quatro candidatos. Melhor dizendo, entre os três porque Rajoy se recusou a participar do quarteto e preferiu fazê-lo somente com o candidato do PSOE. Infelizmente, quando houve o cara a cara foi uma baixaria tão grande que nem valeu a pena assistir.

CARTEL MARIANO RAJOY 2015 20D ELECCIONES GENERALES PARTIDO POPULAR

As pesquisas dão como certa a vitória de Rajoy. O PSOE e o Podemos brigam pelos votos da esquerda, e Ciudadanos vai comer pelas beiradas. Mas os quatro coincidem que não vão negociar com os demais caso sejam eleitos. Mas a política não é a arte da negociação?

Ai…já vi esse filme antes…


Compartilhe |


0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Copyright © 2013 Rumo a Madrid

Criação e desenvolvimento Guttdesign

Follow

Get every new post delivered to your Inbox

Join other followers