Estátua de Felipe IV

(post em 15/01/2014)


DSC08183Ao chegar na praça do Oriente, o visitante se depara com a estátua do rei Felipe IV. Ora, mais uma estátua equestre de um rei ou general… Depende. O rei Felipe IV queria que seu monumento superasse o do seu pai, Felipe III, que está na Plaza Mayor. Por isso, seu amigo de todas as horas, o conde de Duque de Olivares, sugeriu que o retratasse montado com o cavalo empinado, ao contrário do seu pai.

Assim esta foi a primeira obra do gênero onde o cavalo está com as patas dianteiras levantadas apoiando-se somente nas patas traseiras. Neste caso, nada tem a ver com a convenção de como ele teria falecido. Para conseguir a proeza de levantar o alazão, o escultor italiano Pietro Tacca contou com a consultoria de Galileu que recomendou fazer a parte traseira maciça e a dianteira oca. A gravidade faria o resto…

O conjunto está ali desde 1843, pela rainha Isabel II, quando se urbanizava aquela área. Felipe IV e seu flamejante cavalo andaram pela cidade e eles, inclusive, ficaram na plaza Mayor. O que será que o papai pensou ao ver a estátua do seu filho?


Compartilhe |


0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Copyright © 2013 Rumo a Madrid

Criação e desenvolvimento Guttdesign

Follow

Get every new post delivered to your Inbox

Join other followers