Exposição: Kerry Marshall – pintura e outras coisas

(post em 28/08/2014)


Sei que recomendei a vocês se prepararem antes de visitar um museu, mas a sabedoria popular está cheia dessas expressões para quem não sabe cumprir a palavra dada, não é mesmo? Estava eu com uma amiga querida passeando pelo Parque do Retiro e resolvemos entrar no Pavilhão Velazquéz, uma continuação do museu Reina Sofia. Entramos felizes e contentes e o primeiro impacto. Uma pintura vermelha com letras da mesma cor com a frase “If they come in the morning”, de 2011. Do outro lado, um verde brilhante me fez recordar as florestas tropicais que tanto sinto saudade. Nossa! Nem comecei a exposição e estou amando.

DSC02696

Seguimos e contemplamos colagens e pinturas que tinham o negro como protagonista: casais apaixonados, uma família conversando em casa, um casal dançando ao som de jazz. Quem é esse artista? Quantas vezes vemos o negro na pintura? Mais adiante, vídeos e pinturas retratando orixás do Haiti que também atendem pelo nome de Eshu e Olumaré. São os mesmos, mas com grafias diferentes. Pronto! Esse pintor fala à minha alma.

DSC02700

Trata-se de Kerry James Marshall, nascido no Alabama, em 1955. Um negro que nasce nesta época e neste estado tem sua vida marcada pelas lutas pela igualdade racial, direitos civis e Panteras Negras. Ele revindica todas essas referências em seus trabalhos de maneira extremamente poética e acaba provocando a reflexão no expectador sobre o lugar o artista negro na sociedade sem perder o encantamento. Kerry Marshall, seu lindo, você ganhou uma fã!

Onde? Palácio del Velázquez – parque do Retiro

Quando? Até 26 de outubro.

De abril a setembro – todos os dias- 10h às 22h.

De outubro a março – todos os dias – 10h às 18h.

Quanto? Gratuito


Compartilhe |


0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Copyright © 2013 Rumo a Madrid

Criação e desenvolvimento Guttdesign

Follow

Get every new post delivered to your Inbox

Join other followers