Festa de São Isidro – 15 de maio

(post em 10/05/2015)


Quem vier para Madri esta semana vai se deparar com um feriado e uma grande festa no dia 15 de maio. Nesta data se celebra São Isidro, o santo padroeiro da cidade, mas a festa começa uma semana antes. Católicos ou não, religiosos ou não, aproveite para conhecer as tradições do camponês que viveu em Madri no século 12 e foi levado aos altares.

Tem procissão, música ao vivo nas praças e parques da cidade, desfile de Gigantes e Cabeçudos (como os bonecos gigantes de Olinda) em vários pontos da capital e touradas. Escolha seu evento e boa festa!

Piquenique – Um dos costumes é fazer piquenique na pradaria de São Isidro. Se você acha complicado levar comida não tem problema porque há várias barracas vendendo quitutes. Porém chegue cedo, porque o lugar fica cheio. Quem imortalizou o costume foi o pintor Goya, em se quadro “La pradera de San Isidro”, de 1788 que está no Museu do Prado.

The meadow of San Isidro, by Francisco de Goya (1746-1828). Detail. (Photo by DeAgostini/Getty Images)

Traje – algumas festas na Espanha são a desculpa para reviver os trajes de antanho. No dia 15, os madrilenhos colocam sua chulapa: vestido longo de mangas compridas, mantilha, lenço e flor na cabeça para elas; calça preta, blusa branca, colete cinza, e boina, para eles. Durante a semana a criançada vai à escola assim e é um show de fofurice pela rua.

DSC09061

 

 

.

 

 

 

Queima de fogos – realizada no estanque do parque do Retiro. Anote: dias 15 e 16, às 22:30.

Desfile de Gigantes e Cabeçudos de Madri e Pamplona – pela cidade haverá cortejos de figuras importantes como a rainha Isabel, a Católica, mouros, cristãos, reis que representam as quatro partes do mundo. Este ano, Madri recebe agremiações da cidade Pamplona. O desfile acontece dia 14 às 18h e os ponto de partidas são a Plaza Isabel II e a Plaza de Santo Domingo. Ambos terminam na plaza de la Villa.

Concertos – a banda Sinfônica Municipal de Madri abre oficialmente a série de concertos no Retiro durante as festas de São Isidro. Basta entrar pela porta da Independência que você chega sem problemas.

Touradas – Não gosto e sou contra, mas tenho que dizer que no mês de maio acontecem as mais importantes da temporada; e claro, as mais caras. Se você conseguir ingresso, parabéns!

Outros programas são ir ao Museu das Origens que está na casa dos patrões do santo e onde se pode ver o poço milagroso. Também é possível degustar das rosquinhas de San Isidro (nham!) a venda em todos os cafés de Madri nesta época. Por fim, deixo o sirte com toda a programação da festa: http://sanisidromadrid.com/

Divirtam-se!

Atualizado em 13/05/2016

 


Compartilhe |


0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Copyright © 2013 Rumo a Madrid

Criação e desenvolvimento Guttdesign

Follow

Get every new post delivered to your Inbox

Join other followers