Fundação Juan March

(post em 27/05/2014)


DSC00331 Nem só de lojas de luxo e compras vive o elegante bairro de Salamanca. Também ali há opções culturais para quem gosta de arte, música e literatura. Estou falando da Fundación Juan March, fundada em 1955 e instalada vinte anos depois em um modernoso edifício que abriga igualmente uma biblioteca especializada em música, teatro espanhol contemporâneos e sociologia. Tudo isso pode ser disfrutado gratuitamente.

Desde a entrada somos recepcionados por esculturas abstratas de concreto, e de aço inoxidável. A primeira é de Eduardo Chilida e se chama “Lugar de Encontros”. A segunda, de Eusebio Sempere, é a obra “Órgão” que é bastante interessante; de mesma maneira é possível encontrar outra obra deste artista no Museu de Arte pública de Madri ali perto.

A ideia do industrial e empresário Juan March era privilegiar a mais vanguardista da criação artística e assim a programação inclui arte abstrata e contemporânea, música de câmera, conferências sobre literatura e história, além de ciclos de cinema. A Fundação tem sedes também na cidade de Cuenca e em Palma de Mallorca, de onde o empresário era oriundo.

Para culminar a minha alegria, a Fundação Juan March edita as reproduções das obras de Tarsila do Amaral na Espanha e você pode encontrá-los na livraria-lojinha do centro cultural. Quer mais ? O café de lá é ótimo, tem jornais em vários idiomas e wi-fi. Depois das comprinhas pelo bairro mais charmoso de Madri não deixe de fazer uma visita a este lugar.

Onde? Calle Castelló, 77 – Metrô Nuñez de Balboa, L9.

Quando? Segunda a sábado 11:00–20:00 h e Domingos e feriados: 10:00h–14h

Quanto? Gratuito


Compartilhe |


0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Copyright © 2013 Rumo a Madrid

Criação e desenvolvimento Guttdesign

Follow

Get every new post delivered to your Inbox

Join other followers