Fundação Mapfre – Sala Recoletos e Sala Bárbara de Braganza

(post em 14/07/2014)


DSC00059O bairro de Salamanca foi loteado e urbanizado por José de Salamanca y Mayol que se tornou o marquês de Salamanca. Era um bairro de gente chique e ria que foi construindo seus palacetes de três ou quatro andares, salões enormes para receber a fina flor da época e entradas especiais para as carruagens. Alguns imóveis chegaram aos nossos dias como Palácio de Linares, sede da Casa de América, o palacete que abriga a Fundação Lázaro Galdiano e o palacete da duquesa de Santoña onde funciona o Museu de Artes Decorativas. Todos eles podem ser visitados gratuitamente (exceto o palácio de Linares).

mapfreAlém destes, podemos entrar no palacete da duquesa de Medina de las Torres onde está instalado as salas de exposições da Fundação Mapfre.Construído de 1881 a 1884, possui quatro andares e um pé direito que chega a quatro metros de altura. Em 1910 foram erguidas as duas torres sobre os corpos das esquinas, o que deu à casa um ar mais imponente. Inteiramente reabilitado pela Fundação Mapfre, desde 2008, o espaço acolhe exposições de pinturas, desenhos e esculturas com especial ênfase ao impressionismo. Este ano, em 2014, a Fundação ocupou o edifício ao lado com o museu de Modelismo Naval e, na outra esquina, abriu a sala Bárbara de Braganza (foto que abre o post) concentrando assim todos seus tesouros artísticos num só lugar.

A entrada é gratuita e ali já vi fabulosas exposições como as de Yves Saint-Laurent, Jean Paul Gautier, Picasso, Impressionistas italianos e franceses, esculturas de Giacometti e um recorrido da história espanhola contado por fotografias, roupas e documentos. Ali também tem uma lojinha e livraria, La Central, que é a perdição para comprar presentes originais principalmente para as crianças.

Onde? Fundación Mapfre, Paseo de Recoletos 23. Metrô Colón, L4

Quando? Segunda, de 14h às 20h; terça a sábado 10h – 20h; domingos e feriados: 11h às 19h.

Quanto? Gratuito

 

 


Compartilhe |


0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Copyright © 2013 Rumo a Madrid

Criação e desenvolvimento Guttdesign

Follow

Get every new post delivered to your Inbox

Join other followers