Hábitos de Leitura

(post em 28/02/2015)


Um belo costume que nos chama atenção é que na Espanha se lê muito. No metrô, a quantidade de gente lendo um livro é impressionante. Seja em formato eletrônico ou no designer inventado por Guttemberg, o fato é que os espanhóis leem bastante. O preço dos livros, porém, é alto como no Brasil. A única vantagem é que o lançamento de hoje será editado dois anos mais tarde em edição popular com um preço idem. Mesmo assim, vale a pena visitar as maravilhosas livrarias de Madri e descobrir seus títulos. A boa notícia é que existem maneiras de economizar e mergulhar de cabeça em uma boa história, como as bibliotecas públicas, as do metrô e o troca-troca de livros.

Bibliotecas públicas

Na Comunidade de Madrid existem cerca de 210 bibliotecas públicas que dispõe de empréstimo de livros, jornais, revistas e filmes, e acesso à Internet gratuito. Além disso, várias oficinas de idiomas, música ou artes são oferecidas para adultos e crianças. Para se inscrever, basta apresentar um documento de identidade e as portas da felicidade se abrirão para você.

Machados

Olha só quem encontrei na biblioteca Eugenio Trias!

Bibliometro

Bibliometro é o sistema gratuito de empréstimos do metrô de Madri, presente em 12 estações. Basta apresentar um documento de identidade e você tem acesso a um acervo de livros atualizados, clássicos da literatura, biografias, ficção científica, etc. Quem já é sócio de alguma biblioteca pública ganha o mesmo número que será válido para ambas. O leitor pode ficar quinze dias com o livro e se quiser, renová-lo por mais 15 por telefone ou Internet. Para quem passa muito tempo viajando pela cidade é uma benção! O único problema é o horário: de 13:30h às 20:30.

Libros Libres

Outra iniciativa interessante é a Libros Libres. Pessoas de bom coração resolveram criar uma livraria onde é possível pegar livros gratuitamente ou por qualquer aportação voluntária! E não são os típicos livros velhos, amarelos e poeirentos que ninguém mais quer. São livros bons, interessantes e atuais. A livraria abriu em setembro de 2013 e pretendia ficar um ano aberta, mas a ideia deu tão certo que agora eles se transformaram na Tuuu Librería. Para isso, conta com a ajuda de editoras, dos assinantes (12 euros por ano) e da população em geral. O povo pode doar livros (óbvio), mas também chá, café, talentos ou trabalho voluntário. Além disso, ainda conta com um acervo de DVDs em que você pode alugar ou comprar.

DSC04996

Endereço: Calle Covarrubias, 38, 28010 Madrid
Telefone:912 82 10 01

Troca-troca de livros em cafés

Não sei se é a falta de espaços em apartamentos cada vez menores ou se é a consciência ecológica, mas se observa cada vez mais a cultura de troca de livros. Em Madri, descobri três cafés que realizam a atividade do tipo “pegue um e deixe outro”. Compartilho com vocês os endereços que averiguei in loco. O primeiro é no bairro das Letras (lugar apropriado) no café Matilda; mais a frente, no café El Azul, a mesma proposta. Em Lavapiés, o café La Infinito é misto de restaurante-teatro-e-editora e reserva uma estante para a troca de livros.

DSC07663

“Compartilhe literatura: deie um livro e leve outro” , no café La Infinito. Foto: Juliana Bezerra

Café Matilda

Endereço: Calle Almaden 15 – Telefone: 914 29 80 29
Café El Azul
Endereço: Calle Fúcar, 1 – Telefone:914 29 07 73

Café La Infinito

Endereço: Calle Tres Peces, 22 – Telefone:650 40 45 98

Na rua

No bairro de Tribunal, na calle de San Andres, há um lugar que aposta pela democratização da leitura e do livro. Literalmente. Trata-se de uma jardineira, posta em uma janela, onde qualquer pessoa pode pegar e/ou deixar um livro ali. Já vi publicações de todos os idiomas. Sinal que as pessoas de todas as culturas ainda prezam pelo saudável hábito de ler.

DSC00172

E vocês ? Alguma dica para encontrar livros bons e baratos? Deixe um comentário, por favor.

 


Compartilhe |


0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Copyright © 2013 Rumo a Madrid

Criação e desenvolvimento Guttdesign

Follow

Get every new post delivered to your Inbox

Join other followers