Igreja de San Antonio de la Florida

(post em 27/08/2015)


A ermita de San Antonio de la Florida é um pequeno templo neoclássico que está situada há dez minutos de caminhada da estação de Príncipe Pío. Construída no século 18 com fachada simples e em cruz latina, a igreja passaria desapercebida se não guardasse algo muito especial no seu interior: todas as pinturas da igreja foram realizadas por Goya, em 1798, e o genial pintor também se encontra descansando ali. Em frente à ermita há uma estátua do artista, em bronze, vigiando sua obra.

DSC00460

Goya pintou na cúpula um milagre de Santo Antônio e nas laterais, os madrilenhos – vestidos como era moda nos fins do século 18 e começo do 19 – e anjos assistem a cena embasbacados. Além disso, no meio do templo, há um belo lustre com três anjos esculpidos e altares laterais com quadros retratando San Carlo Borromeu e a Imaculada. No altar principal, um Cristo de marfim do século 18.

goya

A cúpula mostra Santo Antônio ressuscitando um difunto que deporia a favor dos seus pais. Foto: www.fundaciongoyaenaragon.es

Fiquei encanta com o que vi. As pinturas mostram um Goya – consagrado já como pintor da Corte – que soube conciliar o tema religioso com figuras populares fazendo com que o espectador também se torne participante do milagre. Para ninguém quebrar o pescoço admirando as obras estão instalados espelhos por onde se pode contemplar confortavelmente os trabalhos.

san antonio

O interior da igreja. Foto: viajar.elperiodico.com

Como o afluxo de visitantes crescia a cada dia – especialmente no dia 13 de junho, dia de Santo Antônio – e as pinturas estavam se deteriorando, em 1929, foi construída outra igreja, exatamente ao lado, igual à primeira, mas sem as pinturas de Goya. Esta ficou para a paróquia e a outra transformada em um museu goyesco único no mundo. Achei a solução sensacional, pois agrada os visitantes e respeita quem ali vive.

Conheça também a igreja de Santo Antonio dos Alemães.

Onde? Glorieta San Antonio de la Florida, 4. Metrô Princípe Pio, L10 e a linha 2, chega ali através de um ramal na estação de Ópera, L2.

Quando? Terça a domingo 09:30 – 20:00h.

Quanto? Gratuito


Compartilhe |


0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Copyright © 2013 Rumo a Madrid

Criação e desenvolvimento Guttdesign

Follow

Get every new post delivered to your Inbox

Join other followers