Igreja de Santo Antón

(post em 13/02/2017)


No bairro de Chueca está localizada a tradicional igreja de Santo Antón, o padroeiro dos animais aqui na Espanha. No dia 17 de janeiro, ocorre a tradicional benção dos animais e os donos dos totós vão pedir saúde para seus bichinhos. Outra particularidade deste templo são as relíquias de San Valentín, padroeiro dos namorados, expostas em um altar lateral e ao qual todos os apaixonados recorrem no dia 14 de fevereiro (veja a foto que abre o post).

Após anos fechada, a igreja foi reaberta e agora está sob os cuidados dos Mensageiros da Paz. No entanto, o belo templo neo-clássico construído em finais do século 18 voltou às notícias dos jornais espanhóis e do mundo desde sua reabertura. O padre Ángel García Rodriguez abriu, literalmente, as portas do templo 24 horas por dia a todos que a necessitem como moradores de rua, turistas em busca de conexão gratuita, solitários e frequentadores que desejem ir à igreja – como não – com seus animais de estimação.

DSC07523

A princípio choca ver a igreja cheia de gente comendo, acessando o tablet, conversando (sempre em voz baixa) ou até mesmo dormindo. No entanto, numa noite fria, quando muitos não podem mais pernoitar na calçada faz todo sentido abrir as portas da instituição para que os mais necessitados possam se aquecer. O clima é de cordialidade e um senhor se ofereceu para tirar fotos minhas, outro se afastou gentilmente enquanto fotografava o altar e um terceiro me acompanhou à capela do Santíssimo.

Para que isso fosse possível, a nave central conta com duas cortinas divisórias. Uma limita o espaço circundante ao altar, outra ficou destinada aos que desejam simplesmente conversar ou tirar um cochilo e finalmente, junto à porta, onde são distribuídos lanches para quem não tem o que comer. Ali também ficam as tigelas com ração e água para os animais.

DSC07524

Igualmente foram instaladas mesas e cadeiras para quem deseja conversar com os voluntários, e saber mais sobre oportunidades de trabalho ou cura para suas aflições. Cartazes orientam aos fiéis a “deixarem o que podem ou a pegar o que necessitem“, numa troca onde todos ganham. Quem é visto por ali com frequência é o próprio padre Ángel García Rodriguez que acolhe a todos com um sorriso afável.

Para quem critica a iniciativa do sacerdote uma faixa no altar com dizeres do Papa Francisco recorda que a igreja deve estar sempre com as portas abertas para acolher os fiéis que precisarem de ajuda espiritual e material. A igreja de San Antón já está colocando estas palavras em prática.


Onde? Calle de Hortaleza, 63. Metrô Chueca, L5.

Quando? 24 horas.


A Igreja de Santo Antón promoverá a benção dos animais durante todo o dia 17 de janeiro. Confira a programação para 2016.

san anton


 

O Rumo a Madrid agora está no Instagram com o nome de @rumoamadrid. Siga a gente por lá!

 

 


Compartilhe |


0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Copyright © 2013 Rumo a Madrid

Criação e desenvolvimento Guttdesign

Follow

Get every new post delivered to your Inbox

Join other followers