II Encontro Europeu de Blogueiros Brasileiros – Porto – parte 1

(post em 19/11/2015)


Sabe uma viagem esperada há um ano? Sabe uma cidade que você sempre disse vai visitar e acaba deixando pra lá? Sabe amigos que você quer reencontrar? Pois tudo isso foi resolvido num único fim de semana quando participei do II Encontro Europeu de Blogueiros Brasileiros, dias 14 e 15 de novembro, que reuniu 45 blogueiros compatriotas para trocar experiências e conhecer a “cidade invicta” do Porto pelas mãos de Rita Branco, de O Porto Encanta e da Associação de Turismo do Porto.

Como o encontro começava no sábado resolvi chegar um dia antes para aproveitar um pouco mais. Afinal, o Porto tem relação direta com a história do Brasil e só para ficar em dois episódios que vocês devem lembrar-se das aulas da tia Maricota foi ali que os portugueses exigiram a volta de Dom João VI a Portugal, através da Revolução Constitucionalista do Porto, em 1820. Também ali, DPedro I, já tendo abdicado do trono brasileiro, travou a batalha decisiva contra seu irmão, Miguel, a fim de garantir o trono para sua filha. Ao morrer, seguindo o costume dos antigos reis, pediu para que seu coração ficasse depositado ali, na cidade que sofreu bravamente o cerco militar.

A cidade está a 55 minutos de avião de Madri e é muito fácil ir do aeroporto ao centro de metrô. Muito cuidado que lá as diferentes linhas de metrô passam no mesmo trilho e pessoas distraídas como eu podem pegar o metrô errado. Ainda bem que tive a companhia da minha colega do Blogueiros de Língua Portuguesa em Madrid , Susana Paquete (That Good Trip), e ela se encarregou de me ajudar a comprar a passagem – um cartão recarregável – e me guiar até o hotel.

A convite da Associação de Turismo do Porto ficamos hospedados no Crowne Plaza e fomos recebidos com uma taça de vinho. Já contei que viajar a Portugal é lembrar-se do Rio de Janeiro o tempo todo. Pois foi só provar o bendito que me recordei de um tradicional restaurante no centro do Rio, o Flor de Coimbra, onde fui almoçar uma ocasião com meu pai. E a viagem só estava começando…

20151113_122251

No quarto já nos esperava mais vinhos e uma taça apropriada para beber vinho do Porto. Deixamos o hotel e fomos almoçar no restaurante Casa do Aleixo. Ao provar a sopa – os portugueses sempre tomam sopa antes das refeições – um amigo perguntou: está boa? Ao invés de responder de maneira direta, o único que me ocorreu foi dizer: “igual a da minha avó”. Seguiu-se um prato de arroz com polvo e depois – como não – bacalhau com batatas que prova a existência da bondade humana neste mundo louco.

20151113_150135

Apesar do cansaço, nos recusamos a voltar para o hotel. Para fazer a digestão fomos passear no centro e descemos a Avenida dos Aliados entrando nas igrejas que estavam abertas, admirando a arquitetura do começo do século 20 e agradecendo o bom tempo que fazia. Logo em frente à Câmara Municipal encontrei a estátua do escritor romântico Almeida Garret.

Ao final da avenida, todo pimpão, montado no seu cavalo estava Dom Pedro I ou Pedro IV para os portugueses. Fiquei toda feliz em encontrá-lo por ali e aproveitamos para tirar uma foto. Lembrei-me quando ensinava o processo de independência do Brasil e provocava meus alunos com esta pergunta: ser imperador no Brasil ou rei em Portugal? A meninada discutia e tomava partido.

DSC01833

Mais adiante, está a estação de trens são Bento, visita obrigatória para quem deseja admirar belos azulejos que fazem a fama de Portugal.

Seguimos para a catedral da cidade que está construída em estilo românico e gótico, e a entrada custa 3 euros para se ter acesso ao templo, ao claustro e ao museu. Se o interior é sóbrio como era uso na Idade Média, os altares já datam do barroco e do rococó português com suas colunas salomônicas, dourados e esculturas mais realistas. O museu é pequeno e reúne objetos, relicários e vestimentas litúrgicas que os bispos utilizavam nas cerimônias. Cumpre destacar o teto em madeira talhada com pinturas de santos e reis portugueses. Vale a pena ficar com torcicolo para admirar!

No entanto, tivemos que voltar ao hotel para nos arrumar e encontrar com os participantes, pois à noite tínhamos nosso primeiro compromisso: jantar no restaurante Os Lusíadas que nos serviu deliciosos frutos do mar, peixe flambado e vinho, com atendimeto impecável. Nesta altura tinha revisto os companheiros que participaram do I EEBB e já começava a fazer amizade com os novos colegas.

Já escrevi mais de 900 palavras e ainda estou no primeiro dia. Leia aqui a segunda parte.

Acompanhe o trabalho dos blogueiros presentes no II EEBB:

Nicole Plauto e Pacelli Luckwu, do Agenda Berlim

Claudia Bömmels, do Brasileiros Mundo Afora

Magê dos Santos, do Milão Nas Mãos
Paulinha Albuquerque, Priscila Dieb e Flávia Motta, do Almost Locals
Hely Campos, do Barcelona Emociona
Priscilla Dieb, do Chicken or Pasta
Renata Inforzato, do Direto de Paris
Mônica Barbosa, do De Café Por Barcelona
Pedro Richardson, do Travel with Pedro
Larissa Andrade, do Esto es Madrid, Madrid
Paula Augot, do No Mundo da Paula
Juliana Bezerra, do Rumo a Madrid
Suzana Paquete, do That Good Trip
Karine Keogh, do Ká.Entre.Nós
Luciana Rodrigues, do Turimos em Roma
Naiara Back, Gisele Almeida, Daniel Kifarkis e a bebê Nicole, do Viajar Pela Europa
Carolina Kina, do Carta Sem Portador
Ciane Deppe, do Handmade by Savannah
Juliana Guimarães e Diego Esteban, do Eu Ando Pelo Mundo
Karine Porto, do Blog Brazuka
Vivi Monteiro, do Vivi em Madrid
Ana Freccia, do O mundo que eu vi
Liliana Stahr, do Catálogo de Viagens
Luli Monteleone, do Trend Tips
Luíza Antunes, do 360 Meridianos
Fabiane Fernandes e Erick Gutierrez, do Euro Dicas
Irina Vieira, do Cantinho da Irina

Priscila Roque e Rafael Boro, do Cultuga

 

E também pelas hashtags do Instagram e do Facebook ‪#‎IIEEBB ‪#‎VisitPorto ‪#‎FollowPorto

 

 

 


Compartilhe |


13 Comentários

  1. Adorei o relato, Ju! Muito bom! 😀

  2. hahaha “igual a da minha vó” é um elogio e tanto mesmo! 😀
    Beijão, Ju!!
    (ps. faltou o nosso link nos participantes 🙁 )

  3. A Avenida dos Aliados é realmente muito inspiradora <3
    Um grande beijo

  4. Realmente esse encontro rendeu muito. Que bom!

  5. Muito bom Juliana! O D. Pedro I agradece a referência!! bjs

  6. Claudia diz:

    Adorei te rever. Beijo grande e te esperamos em Berlim.

  7. Luli diz:

    Triste que perdi esse primeiro dia, mas feliz pro ter aproveitado muuuito os outros dois! 😉
    Bjbj

  8. Mônica diz:

    Juliana, eu colei no Pedro que esteve várias vezes no Porto tanto para comprar a passagem do metrô como para pegá-lo. Será que é coisa de niteroiense isso? jajajaja. Bom demais esse encontro. Bjos

Deixe o seu comentário!

Copyright © 2013 Rumo a Madrid

Criação e desenvolvimento Guttdesign

Follow

Get every new post delivered to your Inbox

Join other followers