II Encontro Europeu de Blogueiros Brasileiros – o Porto – parte 3

(post em 23/11/2015)


Domingo, 15 de novembro. Último dia do II Encontro Europeu de Blogueiros Brasileiros. Dia lindo de sol, de um generoso outono, perfeito para passeios ao ar livre. Nestes links, você pode ler a primeira parte e a segunda da viagem.

Começamos com um belo café da manhã do Crowne Plaza e depois fomos ao passeio marítimo para andar de bicicleta à beira da praia. O ponto de encontro era justamente uma praça onde estava a estátua equestre de Dom João VI olhando para o mar, em direção ao Brasil. Saudades, Dom João? Perguntei, marota. Ainda bem que a gente fala português e ele respondeu que sim.

Montados em nossas magrelas invadimos, literalmente, a ciclovia e me deliciei com a vista para o mar. Estou muito feliz em Madri, mas não posso deixar de suspirar pelos dias que ir à praia era só mais um programa e não exigia maiores planejamentos. O céu azul, as gaivotas, os pescadores ocasionais e a multidão que resolveu correr só fizeram aumentar minha saudade. Ainda bem que pude aproveitar a arquitetura dos palacetes da virada do século para me distrair. Fizemos uma parada estratégica num tuc-tuc adaptado para servir café e chá, e como não, pastéis de nata.

DSC01990

Finalizamos o passeio no ponto do bondinho – o elétrico para os portugueses – que nos levaria à Alfândega. O veículo que entrei tinha bancos forrados de palinha, luzes antigas e aquele ar do século passado que fazem a minha alegria. Outrora o lugar mais movimentado da cidade, a Alfândega foi transformada num importante espaço para abrigar feiras e convenções.

DSC07021

Dali embarcamos para fazer o “passeio das pontes” com a companhia Douro Azul. Se o tempo estiver bom durante sua estadia no Porto, faça este passeio, pois é difícil as fotos ficarem feias com tanta beleza e o ângulo é fantástico. O barco nos deixou na cidade vizinha – a Niterói do Porto – a Vila de Gaia, onde almoçaríamos na vinícola e restaurante Taylor’s e depois descobriríamos os segredos da fabricação do vinho do Porto.

Assim, como a minha cidade natal tem a melhor vista para o Rio, do alto das colinas de Gaia, se têm o melhor panorama para o Porto. Se nesta ocasião você é recebido com vinhos deliciosos e um almoço dos deuses, o visual fica melhor ainda.

No entanto, em um fim de semana recheado de surpresas e emoções, nos aguardava mais uma. Não sei se já contei para vocês, mas toco piano, cantei e dirigi corais, e tinha um grupo que tocava em casamentos e sendo assim, a música foi meu ganha pão durante muito tempo e dividia esse métier com vários amigos. Antes da sobremesa entra um nutrido grupo da tuna de estudantes de Medicina da Universidade do Porto, com suas capas e roupas negras, com violões e mandolinas, pandeiros, trompete, cantando e dançando. Socorro! Quase enfartei! Foi um orgulho ver aqueles rapazes que podiam estar fazendo sei-lá-o-quê na vida, dedicando-se à música.

DSC07081

A blogueira LuLi Monteleone foi agraciada com uma canção. Confira blog: http://trendtips.com.br/

 

Depois de enxugar muitas lágrimas e também rir das gracinhas que eles aprontaram fomos conhecer a adega onde repousavam os barris de vinho do Porto esperando que a natureza fizesse a sua parte.

Após essa bela estadia só me resta esperar ansiosamente por voltar ao Porto e aguardar, impaciente, o III EEBB que será realizado em Berlim, ano que vem.

Conheça mais sobre os lugares que visitamos:

Passeio de Bicicleta

Alfândega

Passeio de barco – Companhia Douro Azul

Vinícola e restaurante Taylor’s


Compartilhe |


7 Comentários

  1. Pode voltar no tempo? 🙂
    Domingo incrível!
    Um grande beijo

  2. Já estou com saudades!! Beijos!

  3. Claudia diz:

    Foi mesmo um dia perfeito. Tudo como deve ser :o) Beijos

  4. Luli diz:

    Até agora fico emocionada de lembrar da serenata que ganhei! rs
    Adorei te conecer!!!
    bjbj

Deixe o seu comentário!

Copyright © 2013 Rumo a Madrid

Criação e desenvolvimento Guttdesign

Follow

Get every new post delivered to your Inbox

Join other followers