II Encontro Europeu de Blogueiros Brasileiros – Porto – parte 2

(post em 20/11/2015)


Continuando nossa fantástica viagem ao Porto pelo II Encontro Europeu de Blogueiros Brasileiros. A primeira parte pode ser lida aqui.

Após o café da manhã, seguimos para a Casa da Música onde seriam realizadas as palestras do nosso Encontro. Obra do arquiteto holandês Rem Koolhaas, a Casa da Música foi inaugurada em 2005 e se tornou um dos símbolos do Porto. O contraste com a modernidade não poderia estar mais evidente nesta área, pois justo em frente ao auditório está um conjunto de sobrados do começo do século 20 que me fizeram lembrar o centro do Rio. Ai, ai…

DSC01936

Apesar do clima alegre e do deslumbramento com a arquitetura moderna, a manhã foi marcada pelos acontecimentos trágicos de Paris. Afinal, quase todos já estivemos ali, alguns inclusive já tinham morado e tínhamos uma “parisiense” entre nós. Mas a vida segue e a lusitana gira e ficar paralisado é dar razão ao medo.

Assim, iniciamos os trabalhos escutando as palavras da jornalista portuguesa Susana Ribeiro sobre sua mudança profissional da redação de um jornal para migrar para o mundo dos blogs de viagem através do seu “Viaje comigo”. Em seguida, a brasileira radicada em Londres, Heloisa Righetto, nos contou sua experiência de lançar e vender um guia sobre Londres. Aprendemos sobre a logística que ela concebeu no Brasil com a ajuda dos pais para distribuir o guia para todo país.

DSC01953

Rita Branco saúda os participantes do II EEBB

Da austríaca e viajante profissional Elena Paschinger ouvimos sobre o turismo criativo, mercado que está em ascensão em todo mundo. Ela nos mostrou seu livro The Creative Traveler’s Handbook, onde explica como unir turismo e experiências do tipo faça-você-mesmo. Por fim, a pioneira Cristina Rosa, nos expôs suas atividades junto aos blogueiros em Barcelona e ainda mencionou o Blogueiros de Língua Portuguesa em Madrid em sua apresentação.

Uma das palestras mais aguardadas foi a de Daniel Duclos, do Ducs Amsterdam. Ano passado, ele compareceu ao I EEBB através do Skype e foi muito bom vê-lo em carne e osso. Deste modo, ele narrou sua experiência em fazer de um blog um instrumento de trabalho e não apenas um hobby onde se ganha dinheiro. A última palestra do dia ficou a cargo do jornalista português Ivo Madaleno sobre o uso do Instagram que nos fez refletir sobre a utilização desta rede social.

DSC01963

Sou fã e tirei foto com Daniel Duclos.

Como toda esta conversa nos abriu o apetite fomos almoçar no restaurante Fish Fixe. Nada nos preparou para a tarde que viria a seguir e é complicado escolher o que foi mais encantador. Seria o fato de estarmos à beira do rio e à sombra da ponte Luis I? Talvez tenha sido a solicitude dos garçons, após cinco anos acostumada com o tratamento dispensado pelos atendentes espanhóis? A gloriosa tarde de outono e o fato de estarmos em frente a uma igreja do século 18 também colaborou com a magia deste momento.

Ora, foi a comida! Porém, afirmar que foram os pratos servidos seria uma obviedade: camarões, bolinho de bacalhau e arroz, linguiças, arroz caldoso, sardinhas e todos os quitutes servido como tapas, em porções justas e deliciosas. Tudo isso regado a vinho branco e tinto.

Após este banquete, caminhamos pelas ruas do centro para encontrar nosso ônibus. Tivemos oportunidade de ver o prédio da Bolsa, passear pela revitalizada rua das Flores, e admirar a arquitetura das igrejas barrocas que apareciam. O próximo destino foi a livraria Lello, linda contrução de 1906, que se tornou uma atração turística devido a beleza dos vitrais, da original escada de madeira e da decoração neo-mourisca. A qualidade do acervo faz qualquer leitor ávido abrir rapidamente a carteira e para quem lê em francês existe uma boa quantidade de títulos deste idioma.

Mas o melhor estava reservado para a noite quando fomos jantar na antiga residência dos condes de Vizela, atual Museu Serralves. Em estilo art-decó, o lugar abriga exposições e se abre para todo tipo de eventos como festas e recepções. Ali nos aguardava mais delícias da culinária portuguesa, vinhos maravilhosos e música ao vivo por um quinteto de jazz.

E o terceiro dia também foi fantástico. Continue lendo aqui!

Conheça mais sobre os palestrantes do II EEBB:

Susana Ribeiro,Viaje Comigo

Heloisa Righetto, Aprendiz de Viajante

Elena Paschinger, Creativelena

Cristina Rosa, Sol de Barcelona

Daniel Duclos, Ducs Amsterdam

Ivo Madaleno, Pinstagramguy

Conheça mais sobre os lugares que estivemos no II EEBB:

Casa da Música

Restaurante Fish Fixe

Livraria Lello, Rua das Carmelitas 144.

Museu Serralves

 

 

 

 

 

 


Compartilhe |


3 Comentários

Deixe o seu comentário!

Copyright © 2013 Rumo a Madrid

Criação e desenvolvimento Guttdesign

Follow

Get every new post delivered to your Inbox

Join other followers