Instituto Francês de Madrid

(post em 28/01/2016)


Morar na capital tem suas vantagens. Além de ser o epicentro da cultura do país, muitos países abrem centros culturais a fim de fomentar o intercâmbio de ideias e diálogo cultural entre nações. Madri não é diferente e já contei para vocês sobre a Casa do Brasil, a Casa Árabe e a Casa de América. Hoje, chegou a vez de falar de um dos centros cuturais do meu coração: o Instituto Francês de Madri.

IMG-20160130-WA0008

Já o tinha mencionado quando contei sobre as opções de cinema ao ar livre no verão em Madri. Localizado numa rua tranquila, o Instituto não é muito conhecido pelos locais e os turistas nem sabem da sua existência. Uma pena! O casarão construído no final do século 20, em estilo neo-clássico, abrigou o Colegio da Sociedade Francesa de Beneficiencia e o Liceo Francés de Madrid até se transformar no Instituto Francês, órgão responsável por fomentar o ensino do idioma, a formação de professores, o intercâmbio universitário e artístico francês no mundo.

IMG-20160130-WA0007

Biblioteca

Por força da minha profissão – sou historiadora, lembram-se?tive que aprender francês para ler livros que ainda não estava traduzidos ao português. E foi o melhor que podia ter feito na minha vida! Ao me deparar com aqueles milhares de verbos, e o famoso biquinho, me curei do meu trauma do inglês! Acho que comecei a falar inglês melhor depois de frequentar a Aliança Francesa de Niterói e depois seguir as aulas com minha excelente professora Rosane Matoso (merci, prof!). A amizade com franceses e minha inesquecível visita a Paris fizeram o resto.

No mais, o Instituto Francês tem uma biblioteca sensacional onde é possível ser sócio por uma taxa anual. Mensalmente, há espetáculos de dança e teatro francês, música, por preços que oscilam 8 a 15 euros; cinema francês, a 4 e 5 euros; e conferências e exposições com entrada gratuita. Para completar minha felicidade, nos jardins há um café maravilhoso, que é uma delícia no verão e ainda estão retransmitindo, toda primeira terça-feira do mês, gratuitamente, as óperas encenadas no Festival de Aix-en-Provence, com legendas em francês, para minha alegria de melômana pobre.

IMG-20160130-WA0004

Ópera pelo cinema

Agora que você está por ali, aproveite e visite também a igreja de Santa Bárbara.


Onde? Calle del Marqués de la Ensenada, 12. Metrô Colón, L4 ou Alonso Martínez, L4, L5 e L10.

Quando? O Instituto fica aberto de 12h às 20h, de segunda a sexta, e sábado de 11h às 13h. Porém, teatro, cinema e exposições tem horários específicos. Por isso consulte o site: http://www.institutfrancais.es/madrid/

Quanto? Exposições e ópera transmitida, gratuitas; cinema, teatro e dança, consultar o site para os valores.


Compartilhe |


0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Copyright © 2013 Rumo a Madrid

Criação e desenvolvimento Guttdesign

Follow

Get every new post delivered to your Inbox

Join other followers