Jantando com La Traviata

(post em 26/04/2016)


El café de la ópera, situado em frente ao Teatro Real, oferece uma experiência magnifíca ao encenar óperas durante um jantar. Este mês, o projeto “Una cena cantada” traz “La Traviata”, de Verdi, o título mais popular de todos os tempos e minha ópera favorita! Imediatamente, porém, fiquei imaginando como seria ver Violeta falecer nos braços do seu amado enquanto eu jantava.

Não resisti e fui conferir. Acompanhados de um pianista, três cantores encarnam os personagens principais do drama de Verdi, inspirados na obra “A dama das Camélias”, de Alexandre Dumas. Com apenas uma chaise longue e o próprio restaurante como cenário, a iluminação joga um papel fundamental para ambientar a narrativa. Para compensar o pouco tempo, a solução foi dar mais protagonismo a Giorgio Germont, que em plena crise de consciência, narra a história recordando-se dos acontecimentos que levaram seu filho Alfredo Germont a se apaixonar pela cortesã parisiense Violeta Valéry e o fatal fim deste romance, em parte provocado por ele.

26_04_2016_09_00_13

Graciela Armendáriz e Luis Enrique Jimeno cantam La Traviata. Foto: José Antonio Martinez.

Os puristas e fãs de ópera podem ficar descansados, pois as árias são entoadas entre um prato e outro. Serve-se o aperitivo e Germont evoca a festa quando seu filho declarou-se para Violeta, quando todos brindam e, a soprano interpreta “E Strano!” Vem o primeiro prato e Alfredo narra as maravilhas de ser amado por Violeta e assim sucessivamente, sem atropelos entre os prazeres da boa mesa e os da boa música.

Infelizmente, algumas canções tiveram que ser suprimidas como a emocionante “Pura siccome un angelo”, do segundo ato e o próprio terceiro ato inteiro, mas nada que não seja compensado pelas interpretações dos artistas como fica patente no dueto “Parigi, o cara”.

26_04_2016_08_55_51

O quarteto final se transforma em um trio muito comovente. Juan Manuel Maruaga, Graciela Armendáriz e Luis Enrique Jimeno Foto: José Antonio Martinez.

O menu acompanha a ópera e são servidas iguarias da cozinha internacional começando com salada com queijo de cabra temperada com vinagrete de maracujá, seguido de merluza com ragú de maçã e carne de boi com molho de vinho do Porto acompanhado de cogumelos; regados de vinhos espanóis – como não! – Rueda e La Rioja. Para finalizar, nada mais adequado que torta Tartín com o sorvete violeta, criação madrilenha por excelência, um sabor criado a partir das balas “La Violeta”, uma tradição em Madri como expliquei neste post.

Carne com molho de champignon. Foto: El Café de la Ópera.

Carne com molho de champignon. Foto: El Café de la Ópera.

Dirigido por Manuel Ganchegui, “Una cena cantada” já levou ao El Café de la Opera, Madame Butterfly, de Puccini e promete para este ano “Carmen”, de Bizet, dentre outras. O mais interessante da encenação é a mudança de ponto de vista, pois de espectadores, passamos a participantes e não me refiro somente à cena do brinde. Ao ficarmos tão próximos dos cantores, podemos apreciar as sutilezas da encenação e da própria música em si que não perceberíamos num teatro.

A iniciativa vem trazendo um público variado como casais apaixonados, turistas curiosos, aniversariantes ocasionais e admiradores de canto lírico em geral, pois vi muita gente cantando baixinho várias árias. Uma prova que a ópera pode sair dos grandes palcos sem perder qualidade.


Una cena cantada – ópera e jantar

Quando? Todas as sextas, às 21:30h à meia-noite.

Quanto? 55 euros por pessoa.

Endereço: Calle Arrieta, 6. Metrô Ópera, L2 e L5. Telefone: 91 542 63 82

Website: https://www.elcafedelaopera.com/

Email: restaurante@elcafedelaopera.com

sauro pixels

Elenco:

Cantores da compahia El Café de la Ópera:

Soprano: Graciela Armendáriz

Tenores: José Antonio Higuera e Luis Enrique Gimeno

Barítono: Juan Manuel Muruaga

Direção artística: Manuel Ganchegui

Mais fotos no nosso Instagram: https://www.instagram.com/rumoamadrid/


Compartilhe |


0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Copyright © 2013 Rumo a Madrid

Criação e desenvolvimento Guttdesign

Follow

Get every new post delivered to your Inbox

Join other followers