Julio Verne e Theo Jansen na Fundação Telefônica

(post em 12/12/2015)


Crianças de todas as idades, engenheiros de plantão e pais desesperados em encontrar um programa para a criançada: corram para Fundação Telefônica. Em cartaz no edifício da Gran Vía duas belas exposições que deixam todos contentes e despertam a curiosidade científica na criançada. Vamos combinar que não é pouco! Por isso, programa-se e aproveite, pois é gratuito.

Júlio Verne: los límites de la imaginación. Até 21 de fevereiro.

Qual é o seu livro preferido de Júlio Verne? “20.000 léguas submarinas”, “A volta ao mundo em 80 dias” e “Viagem ao centro da Terra”. Nesta ordem. Li os três duas vezes, vi os filmes e ainda tive a honra de participar de um projeto interdisciplinar com “A volta ao mundo…” na escola onde trabalhava. Desta maneira, quando soube que estava em cartaz uma exposição sobre Júlio Verne, o fim de semana já estava resolvido.

A mostra faz um paralelo entre os livros de Júlio de Verne e a realidae; e nos aproxima dos exploradores que realmente fizeram expedições muitas vezes inspiradas pela narrativa do genial escritor francês. Aliás, como Verne conseguia escrever livros de ficção científica se ele nunca saiu da França? Fácil! Ele estudava e lia todas as publicações científicas do seu tempo e conseguia passar aquelas informações dentro de histórias rocambolescas. Nem preciso dizer que fiquei emocionada com a recriação das escotilhas do Nautilus…

DSC07169

A foto não está à altura da instalação. Desculpem!

 

Também traz os artistas da época que se inspiraram nas histórias de Verne, como o cineasta George Méliès, para contá-las no cinema, música ou nas artes plásticas. Como a obra de Verne atravessou o tempo há também obras de artistas contemporâneos que recriam o universo verniano.

Onde? Fundação Telefônica. Calle Gran Vía,28. Metrô Gran Vía, L5.

Quando? De terça a domingo de 10:00 a 20:00 h.


 

Theo Jansen. Asombrosas criaturas. Até 17 de janeiro.

O engenheiro e artistas holandês Theo Jansen aplicou todos os princípios da física para dar vida a bichos muito particulares criados por tubos de ar. Seus animais são capazes de mover-se impulsionados pelo vento e fazem a alegria de quem os visita nas praias holandesas onde vivem.

DSC07154

Se você está por Madri, pode conhecê-los. A maior parte do tempo, ele não se movem, claro. Por isso é bom programar sua ida à exposição quando os monitores fazem a demonstração e aproveitam para explicar o engenhoso mecanismo. De todas as formas, é possível assistir aos vídeos onde o próprio Theo Jansen explica o funcionamento de suas assombrosas criaturas e também vê-las em seu habitat natural.

Abaixo um vídeo sobre o criador e suas criaturas:

Onde? Fundação Telefônica. Calle Gran Vía,28. Metrô Gran Vía, L5.

Quando? De terça a domingo de 10:00 a 20:00 h. Demonstração de movimento: quarta a sexta às 18:30h e sábados e domingos às 12:00, 13:00 e 17:30 e 18:30 horas.


Compartilhe |


0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Copyright © 2013 Rumo a Madrid

Criação e desenvolvimento Guttdesign

Follow

Get every new post delivered to your Inbox

Join other followers