Madri em dois dias: bairro de Salamanca e parque do Retiro

(post em 01/01/2014)


No seu primeiro dia em Madri você já passeou pelo centro e já visitou ou o museu do Prado, ou o Reina Sofia ou o museu Thyssen. Agora, está na hora de começar o seu segundo dia pela capital espanhola. Preparado (a) ? Lembre-se que se você precisar de uma guia de turismo brasileira em Madri pode contar comigo para seu passeio.

DSC00077Depois de um café da manhã reforçado há várias opções. A primeira, se você gosta de futebol, fazer o tour pelo estádio do Real Madri, o Santiago Bernabéu. Vá lá ou então ir ao Vicente Calderón, estádio do Atlético de Madri. Este é mais distante, mas para um torcedor isto é apenas um detalhe. Se você foi ao Real Madri, na volta, pegue o metrô ou o ônibus e vá para o bairro de Salamanca ver as modas. Mesmo que você não tenha bala na agulha para encarar as lojinhas básicas da calle Serrano vale a pena ver a arquitetura do antigos palacetes da virada do século 19 e 20 e passear pelos Jardins do Descobrimento. (foto abaixo)

Mas se você tem alergia a futebol e não tem paciência para vitrines, o jeito é entrar em algum museu pequeno, destes que deixam a gente mais inteligente sem fritar o cérebro com tanta informação. Meu preferidos são o museu Sorolla ou o museu Romântico.

DSC07811Outra pedida é seguir caminhando pelo Paseo de Recoletos e aproveitar as opções culturais. A primeira, o museu de Cera onde estão representadas várias personalidades espanholas e os corajosos ainda podem se arriscar no trem do terror. O segundo é a fundação Mapfre onde são exibidas gratuitamente mostras de fotografia, escultura, pintura e moda. Dependendo do artista ou tema há filas; por isso garanta a sua senha na website da Fundação. Para matar o tempo entre na própria loja-livraria “La Central” e resista à tentação de comprar livros de arte, história e objetos super bem transados. Ou melhor: não resista! Igualmente ir ao café El Espejo e tomar um cafezinho. No verão tem música ao vivo na varanda. Ainda tem a Fundação Juan March um centro cultural gratuito que tem sempre exposições bacanas.

Ali ainda tem o bonito prédio da Biblioteca Nacional e a boa notícia é que você pode entrar para conhecê-lo através de visita guiada ou ao menos dar uma olhada nas exposições gratuitas. O espaço ainda conta com uma lojinha bem legal. Literalmente do outro lado da rua, na calle Serrano, está o Museu Arqueológico Nacional que guarda tesouros da península Ibérica desde os tempos pré-históricos.

DSC00224Seguindo em frente, quem escolheu ver as modas da Serrano vai chegar logo na Porta de Alcalá. Dali pode entrar direto no parque do Retiro ou então descer rapidinho para a praça Cibeles (foto). Quem optou por ver as esculturas do Paseo de Recoletos encontrará diretamente esta praça. Se por acaso o discreto mosteiro da Imaculada estiver aberto, entre e admire as belas pinturas.

DSC08929Na praça de Cibeles, contemplando a deusa poderosa, outro dilema turístico: Casa de América/Palácio de Linares ou Palácio Cibeles. Bem, para visitar o palácio de Linares é preciso pagar, mas o acesso às exposições e ao jardim é gratuito. Meninas de todas as idades precisam conhecer a casa de bonecas onde a enteada dos marqueses brincava. Só é permitido ver o exterior, mas dá pra perceber que a garotinha teve uma infância muito feliz! Aí,sim, visite o lindo palácio Cibeles ou o CentroCentro (foto). Sempre tem exposição (ainda que irregulares) gratuitas. Curta, igualmente, os jornais, a wifi gratuita, o sofá (só não é permitido dormir) e a melhor loja de lembrancinhas de viagens de Madri.

Descansou? Então hora de partir para o parque do Retiro. Mas a estas horas você já deve estar com fome. Na calle de Alcalá tem um restaurante Vip’s que cabe em todos os orçamentos. Quem tiver ganho na mega sena antes de viajar pode optar por um dos resturantes na praça da Independência e almoçar contemplando a Porta de Alcalá.

Está muito ansioso para entrar no parque ou ainda é possível visitar mais uma igreja? Olhando para o alto você vai ver a torre da igreja de San Benito e San Manuel. Entre e admire os mais espetaculares mosaicos que você verá por aqui.

Mas se a pressa te chama para ir ao parque, te entendo perfeitamente! O que fazer no Retiro? Se perder seria uma ótima opção! No entanto lembre-se que você terá que visitar ao menos um dos outros 3 museus que conformam o triângulo das artes de Madri. Boa sorte!

O Rumo a Madrid agora está no Instagram com o nome de @rumoamadrid. Siga a gente por lá!


Compartilhe |


0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Copyright © 2013 Rumo a Madrid

Criação e desenvolvimento Guttdesign

Follow

Get every new post delivered to your Inbox

Join other followers