Madri para crianças

(post em 26/12/2013)


Desde que fui promovida à mãe tenho observado os lugares mais interessantes para levar o pequeno. E olha que ele é um bebê de seis meses ainda…Mas com mãe historiadora adivinhem qual foi o primeiro lugar que ele visitou à exceção do médico? Um museu! Ou meu filho vai adorar arte ou vai odiá-la! Espero, claro, que escolha a primeira opção…

Madri é uma cidade muito fácil de andar com crianças. Os ônibus são adaptados e há um lugar específico para os carrinhos. Uma dica: sempre prefira o ônibus ao metrô porque nem sempre há elevadores nas estações.

Segue abaixo uma lista de alguns lugares para ir com os pequenos, se divertir e não gastar muito. Tem mais dicas para os pequenos no post Parquinhos para as crianças.

Parque do Retiro – a natureza por si só encanta as crianças. Além disso, em alguns recantos do parque, como a entrada da Porta da Independência, há brinquedos para a garotada como escorregas e balanços. Nos fins de semana, os milhares de músicos, teatros de fantoches, mágicos e o homem da bolha de sabão fazem o resto. Destaque para o estanque cheio de patos e para o lago junto ao palácio de Cristal onde há patos, peixes e tartarugas também.

Museu da Ferrovia -locomotivas, vagões e maquetes das linhas de trem; a possibilidade de entrar em antigos vagões e ainda passear em um trenzinho miniatura se o clima permitir. O difícil vai ser sabe quem vai curtir mais o passeio: os pais ou a criançada…

Casa Museo Ratón Perez – no Brasil não temos historinhas relacionada a troca dos dentes quando somos criança. Em Madri, diz a lenda que um ratinho vai nas casas e troca o o dente caído por moedas ou presentes. Esta história foi criada no final do século 19 como um conto para o então rei Alfonso XIII. A história caiu no gosto popular e em 2008 a prefeitura de Madri resolveu recriar o cenário onde se passa as aventuras narradas exatamente ondo o autor a situou: calle del Arenal, 8. Mesmo que a criança não saiba nada a respeito vale a fascinação de contemplar as miniaturas e entrar na magia infantil.

Onde ? Calle Arenal, 8 Metrô Porta do Sol, L1 ou Opera L2.

Quando? Segunda de 17 às 20h; terça a sexta: 11h às 14h/ 17h às 20h. Sábados e feriados: de 11:00 a 15:00 e 16:00 a 20:00. Domingos: 12:00 às 18:00. Mais informações: http://casamuseoratonperez.wordpress.com/

Quanto? 3 euros

Museu Cerralbo e Palácio de Linares – museu pode ser um lugar chato para os filhos pequenos. Não que eles não entendam, nem apreciem, mas porque essas instituições muitas vezes não são pensadas para eles. Por exemplo, os quadros não estão a uma altura adequada para um ser mirim. Por isso, que tal visitar um museu menor e onde as obras são mais acessíveis? Tanto o museu Cerralbo e o palácio de Linares foram residências de nobres no século 19 e isso faz toda diferença porque o ambiente é mais acolhedor. No palácio de Linares há visitas guiadas somente nos fins de semana que ajudam a cativar meninos e meninas para o mundo encantado das obras de arte.

Museu de Modelismo Naval – se o seu filho ou filha gosta de barcos, navios e veleiros, esse é o lugar. São peças lindamente construídas e expostas em vitrines para que cada detalhe possa ser contemplado. O museu não é muito grande e,portanto, é o programa que agrada sem encher a paciência.

Caixa Forum – se a arquitetura do caixa Forum e do seu Jardim Vertical deixam os marmanjos de boca aberta, o que dirá para os pequenos. Se você está procurando um presente transado para as crianças, a lojinha dali é uma ótima opção, mas prepare a carteira porque os produtos ali são irresistíveis.

Biblioteca Casa de Fieras Eugênio Arias – como expliquei neste post, o parque do Retiro tem uma biblioteca cujo segundo andar está adaptado para receber leitores mirins.


O Rumo a Madrid agora está no Instagram com o nome de @rumoamadrid. Siga a gente por lá!

 

 


Compartilhe |


0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Copyright © 2013 Rumo a Madrid

Criação e desenvolvimento Guttdesign

Follow

Get every new post delivered to your Inbox

Join other followers