Medinaceli

(post em 27/02/2014)


Sempre escutei que o melhor de viajar de carro é a possibilidade de parar em distintas cidadezinhas ou monumentos que vão surgindo pelo caminho. Pois tive esta experência ao voltar de uma longa viagem ao ver surgir Medinaceli na estrada que liga Zaragoza a Madri.

DSC00027Imaginem uma cidade construída em pedra, ruas estreitas de pedra, muros de pedra, a igreja, a praça principal.Se as pedras falassem contariam que Medinaceli foi um fortim romano, um acampamento árabe (daí o nome) e,finalmente, foi conquistada pelos cristãos. Encarapitada no alto de uma colina, no meio do deserto que são as planícies da província de Soria, dá pra entender porque os conquistadores faziam questão de ocupá-la.

DSC00011 Cada um desses povos deixou uma marca – como não – de pedra. Logo na entrada somos recebidos por um arco romano do século II a.c. A Plaza Mayor, está situada onde era o antigo fórum romano e ao passear pela cidade descobrimos uma porta em estilo árabe. Se observamos as estreitas ruas lembramos a mesma lógica das ruas de Córdoba.

Do tempo dos cristãos é possível admirar o palácio Ducal construído no século 16, que atualmente abriga um centro cultural. Os Medinaceli eram duques e como tal moravam bem no centro da cidade. Igualmente se pode admirar a igreja, bem como o convento de Santa Isabel, mas infelizmente ambos estavam fechados quando visitamos a cidade. Que pena. Teremos que voltar…

 

 

 


Compartilhe |


0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Copyright © 2013 Rumo a Madrid

Criação e desenvolvimento Guttdesign

Follow

Get every new post delivered to your Inbox

Join other followers