Miró e o objeto

(post em 16/03/2016)


O Caixa Forum de Madri , até 22 de maio, abre as portas para Joan Miró na exposição intitulada “Miró y el objeto” onde estão exibidos objetos que o pintor catalão foi adquirindo ao longo da vida para utilizar em suas pinturas como estátuas, brinquedos e pedras. Uma observação: quem tem filho que já reconhece cores e formas geométricas deve levar o filhote sem medo, pois eles se identificam imediatamente com a abstração de Miró.

17_miro_objeto

As obras revelam as tentativas de Miró em se aproximar de uma linguagem cada vez mais abstrata e de acabar com a pintura em quadros, buscando outros suportes para sua expressão artística. Este fenômeno foi chamado de anti-pintura e influenciou toda geração posterior como foi o caso do brasieiro Hélio Oiticica e do americano Jackson Pollock e muitos outros.

Estão lá também seus quadros queimados preparados especialmente para a grande retrospectiva feita no Grand Palais, em Paris, de 1974; escultura e collages que põem em evidencia o uso e a releitura do objeto como obra de arte.

quadro quemado

Completam a exposição dois vídeos: o primeiro mostrando Miró trabalhando e aí podemos avaliar que seu trabalho também dependia do labor físico tanto quanto do intelecto. O segundo, numa sala reservada, entrevista estudiosos sobre a obra de Miró. Ambos são obrigatórios para compreender mais sobre o universo do artista.

Para completar, não estaria mal uma visita ao segundo andar do Reina Sofia, ali pertinho, para apreciar outra obras de Joan Miró.


Miró y el objeto

Quanto? 4 euros

Onde? Caixa Forum. Paseo del Prado, 36. Metrô Atocha, L1.

Horário: segunda a domingo, de 10 a 20 h.

Descubra outras exposições em Madri em nosso Calendário de Exposições Temporárias.


Confira outras exposições que já fui no Caixa Forum:

Arte mochica no Peru: ouro, mitos e rituais

Sebastião Salgado


Compartilhe |


0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Copyright © 2013 Rumo a Madrid

Criação e desenvolvimento Guttdesign

Follow

Get every new post delivered to your Inbox

Join other followers