Mosteiro da Imaculada e da Igreja de São Pascal

(post em 16/01/2014)


DSC00217

Este é o caso do mosteiro do Mosteiro da Imaculada e da Igreja de São Pascal, em pleno passeio de Recoletos, uma das vias mais movimentadas de Madri. A fachada é tão austera e está tão incorporada ao estilo dos prédios vizinhos que a igreja passa desapercebida. O mosteiro foi fundado em 1653, porém com o confisco dos bens eclesiásticos em 1843, as religiosas o abandonam e o lugar é transformado num depósito de madeira.

DSC00216Alguns nobres intercederam pelas monjas e estas voltaram a viver ali por pouco tempo, pois com o alargamento do Paseo de Recoleto, o mosteiro foi derrubado.Por isso, o edifício em questão é do final do século 19, simples (como convém a ordem franciscana) e lindo. Há pinturas em todo teto inclusive na cúpula. Nos altares temos os santos mais venerados na Espanha como a Virgem do Pilar, São José e a Virgem Dolorosa.

Na igreja há adoração ao Santíssimo Sacramento e também se rezam, todas as terças-feiras, às 19h, a missa no rito moçárabe. Este era o modo que os primeiros “espanhóis” conversos ao cristianismo celebravam a missa. Se você é católico ou gosta do tema e dispõe de tempo, pode ser uma boa oportunidade de assisti-lo.


Compartilhe |


0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Copyright © 2013 Rumo a Madrid

Criação e desenvolvimento Guttdesign

Follow

Get every new post delivered to your Inbox

Join other followers