Museu da Ferrovia – museo del Ferrocarril

(post em 25/12/2013)


Chápeu Madri guarda belas surpresas para quem sai um pouco do circuitão turístico. A cidade tem um belo museu dedicado ao transporte ferroviário, o museo del Ferrocarril, inaugurado em 1984, na antiga estação de Delícias. Ali estão expostas locomotivas a vapor, energia elétrica e diesel; vagões de distintos modelos e épocas . Além disso, várias salas recriam as antigas estações de trem, os uniformes dos funcionários, as ferramentas usadas para a manutenção e sinalização da via férrea compondo, assim, o ambiente dos tempos de outrora.

DSC01880É possível também observar como pobres e ricos viajavam nos séculos 19 e 20. Há uma recriação de um trem de madeira e seus bancos duros; porém mais a frente, está o luxuoso vagão privado com direito a quarto, cozinha, banheiro e sala de jantar exclusiva.

Mas se os áureos tempos dos trens não voltam mais, ao menos é permitido revivê-los tomando um café em um vagão-restaurante adaptado para este fim. Apesar de estar parado é o máximo saborear um cafezinho em uma composição decorado com luminárias florais, figuras em relevo nas madeiras e espelhos que forram as paredes.

DSC01832Como sempre, quem mais aproveita são as crianças. O museu oferece um passeio em dois trens miniaturas, a vapor, por um circuito com direito a túnel e sinalização. Mas atenção: os adultos só podem ir acompanhados de crianças…

O museu ainda promove na primavera e no outono o “Tren de la Fresa” ou o “Trem dos Morangos”. Trata-se de um passeio em um trem de madeira do século 19, entre Madri e Aranjuez revivendo o primeiro tramo construído em Madri. Além da viagem é realizado um teatro contando a história deste trecho que ligava a capital ao palácio de verão e que foi inauguradao pela rainha Isabel II em 1851. Como não há informações disponíveis no momento consultem a página do museu para preços e horários: http://www.museodelferrocarril.org/

Quem gosta de garimpar em mercados de rua ou ver as modas não pode perder o “Mercado de Motores” realizado ali todo segundo fim de semana do mês. Inaugurado em setembro já é um sucesso entre os madrilenhos, pois além de mercado há música, comidinhas várias e um sem fim de atrações para adultos e crianças.

Onde? Paseo de las Delicias, 61 Metrô Delícias, L3.

Quando? De terça a sexta: 09.30 a 15.00 horas.
Sábado: 10.00 a 20.00 horas e domingo: 10.00 a 15.00 horas.

No segundo fim de semana do mês o esquema sofre modficações por conta do Mercado de Motores.

Quanto ?

  • Geral: 6,00 €
  • Domingo é o dia do visitante e todos pagam: 2, 50

Compartilhe |


0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Copyright © 2013 Rumo a Madrid

Criação e desenvolvimento Guttdesign

Follow

Get every new post delivered to your Inbox

Join other followers