O Museu Arqueológico Nacional foi inaugurado em 1867, dentro da ideia do século 19 de reunir em uma só instituição materiais que contassem a história da nação. O museu ficou fechado por quase uma década e foi reinaugurado em maio deste ano com toda pompa e circunstância. Parece que todos estavam com saudades do museus porque foram três meses de filas quilométricas para revê-lo.
O acervo mostra didaticamente toda ocupação da Espanha pelo homem com direito a fósseis, cerâmicas e armas do homem primitivo. O primeiro andar segue pela vida cotidiana das primeiras aldeias e a ocupação romana. Assim podemos contemplar os milhares de mosaicos, joias, bustos e estátuas do imperadores, mas também algemas com as quais os escravos eram presos nas minas de sal.
Seguem peças do período visigodo e mulçumano. Deste último período temos os tetos ricamente trabalhados, os jarros em estilo andaluz e como não poderia deixar de ser, os azulejos finamente ornados. No segundo, a época medieval cristã e a transição para unificação sob os reis católicos. Cada um desses períodos vem acompanhado de vídeos explicativos em espanhol e inglês. Vale a pena asisti-los e se situar no tempo e no espaço.
Quem estiver cansado pode ficar no aprazíve jardim, tomar algo no café ou ainda ficar na lojinha tentadora. O Museu está instalado no mesmo prédio da Biblioteca Nacional e assim você pode programar sua visita quando estiver dando um passeio pelo bairro de Salamanca.
Onde ? Calle Serrno, 13 – Metrô Serrano, L4.
Quando ? De terça a sábado de 9:30 a 20:00 h – Domingos e feriados de 9:30 a 15:00 h
Quanto? Genral: 3 € Reduzida: 1,50 € Gratuita: sábado a partir das 14h e domingos.
Copyright © 2013 Rumo a Madrid
Criação e desenvolvimento Guttdesign
Get every new post delivered to your Inbox
Join other followers
0 Comentários