Museu da América

(post em 01/06/2014)


DSC05664Como todos vocês lembram, a Espanha colonizou grande parte da América e muitos objetos foram trazidos para a metrópole. Alguns pertenciam a particulares que organizavam coleções temáticas, outras foram trazidos e preservados pelo Estado mesmo. Este foi o núcleo para que na década de 40 se abrisse uma ala sobre a América no Museu Arqueológico de Nacional.

 

Vinte anos depois, as peças ganharam vida própria e constituem o acervo do Museu da América. Localizado no bairro de Moncloa este museu é um bom motivo para explorar a zona que conta ainda com o Farol da Moncloa, a Casa do Brasil e o Parque do Oeste. Assim como outros centros culturais e salas de exposição em Madri, este museu possui horário gratuito de visitação. Portanto, aproveite!!

DSC05650

O prédio do Museu da América foi inspirado nas construções coloniais hispano americanas barrocas: pátio interno, arcos e torre da igreja. Há peças cerimoniais, roupas, armas indígenas bem como quadros pintados por espanhóis retratando a “conquista” e a “fusão” daquelas sociedades tão distintas, mas que passaram a conviver desde então. Uma obra que me chamou a atenção foi uma série de quadros de madrepérola que contam a história da conquista do ponto-de-vista-espanhol (foto acima). Os brancos estão sentados ou em pose triunfante, enquanto os índios tem uma expressão apovorada ou submissa no rosto. Nunca mais a América foi a mesma e tampoco a Espanha ficou indiferente a estas civilizações como podemos verificar ao percorrer o museu.

Parte do segundo andar está dedicado a mostrar as culturas que habitavam na América antes da chegada os europeus como tribos do Canadá, incas, maias e também os mochicas. Igualmente estão ali os navios que retratavam a grandeza de Sevilha, de onde partiam os navios para a América. Contudo há espaço para os trabalhadores e escravos retratados em seus afazeres como a série de esculturas de um sapateiro, um cocheiro, carpinteiro e outras profissões da época.

O mais curioso é que encontramos uma estátua equestre do heroi da independência argentina bem em frente ao museu, do outro lado da avenida, no Parque Oeste. Está ali San Martín, cavalo empinado, espada desembainhada, como se fosse investir contra os “inimigos” espanhóis. Seria uma forma de contrabalançar e dar outra versão da História ou foi apenas coincidência? Mistério…

Aproveite que está por ali e tome um café no Café Van Gogh.

Confira mais dicas de programas no bairro de Moncloa.

Onde? Av. de los Reyes Católicos, 6. Metrô Moncloa, L6 e L3.

Quando ? De terça a sábado – 9:30 a 15:00 horas; Quinta-feira de 9:30 a 19:00 horas

Domingos e feriados – de 10:00 a 15:00 hora
Fechado todas as segundas do ano

Quanto? Entrada geral: 3€ Gratuito aos domingos.

Quer aproveitar melhor seu tempo num museu ? Leia as minhas Dicas para visitar um museu.


Compartilhe |


0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Copyright © 2013 Rumo a Madrid

Criação e desenvolvimento Guttdesign

Follow

Get every new post delivered to your Inbox

Join other followers