Museu da História de Madri

(post em 04/02/2015)


Depois de mais de uma década de reformas foi reaberto o Museu da História de Madri. Instalado no antigo edifício do Real Hospício de São Fernando, do século 18, a reabilitação modernizou o interior e conservou a bela fachada barroca. Para salvar o prédio da demolição, a prefeitura o comprou em 1920 e anos depois transformou-o no Museu Municipal, que agora foi repaginado em Museu de História. Através de quadros, gravuras, objetos e maquetes, podemos ver a evolução urbana de Madri desde que foi escolhida para ser capital da Espanha por Felipe II, em 1561. Quem deseja conhecer a história da cidade antes deste período deve se dirigir ao maravilhoso Museu das Origens.

A eleição de Madri como capital da Espanha se deveu a vários motivos: a cidade tinha águas subterrâneas em abundância, ficava no centro da Península e já era tempo da corte se fixar em só lugar e terminar com sua intinerância. Assim, a antiga Mayrit – tal como o Rio de Janeiro em 1808 – se viu invadida por nobres, clérigos, diplomatas e gente de todo o tipo que desejava estar perto do Rei e da Corte para conseguir seus favores.

DSC07440

Desta maneira, vemos como a Villa vai se embelezando com a construção do Parque do Retiro, onde o Rei e os nobres passavam seus momentos de lazer. Outra diversão da época era ir às touradas e há uma bela maquete mostrando que o evento já estavam bem organizado (foto acima). Também é uma oportunidade para conhecer antigos conventos e capelas que já formaram parte da cidade como o de São Felipe, o Real (foto abaixo) chamado de “Mentidero de la Villa” porque sempre havia gente ali para comentar sobre a vida alheia, saber as últimas notícias e também espalhá-las…

DSC07430

Porém nem tudo eram futilidades. Para modernizar a cidade e dotá-la de atividade econômica própria, várias fábricas foram abertas como a Real Fábrica de Tapetes (que existe até hoje), a Real Fábrica de Porcelana do Bom Retiro e a de Prataria. Infelizmente, como estavam orientadas para o segmento de luxo, todas essas iniciativas sempre enfrentaram muitas dificuldades para sobreviverem.

DSC07449

No subsolo, duas maquetes enormes nos mostram como era Madri no século17 e 18. Para minha felicidade fizeram um vídeo que mostra a cidade rua por rua destacando vários prédios que ainda existem atualmente e os que já foram demolidos. Um belo passeio na história de Madri em um só lugar.

Onde? Calle Fuencarral, 78. Metrô Tribunal, L1 e 10.

Quanto? Gratuito

Quando? De terça a domingo de 9:30 a 20 horas.


Compartilhe |


0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Copyright © 2013 Rumo a Madrid

Criação e desenvolvimento Guttdesign

Follow

Get every new post delivered to your Inbox

Join other followers