Museu de Arte Pública

(post em 28/11/2013)


DSC03800 Quando a gente pensa em arte em Madri, pensa no Museu do Prado. Nada contra, mas a capital tem muito mais a oferecer e o bom de viver em Madri é que você pode ir da Idade Média ao século 21 sem sair da cidade. É incrível como se tropeça – às vezes literalmente – em arte por aqui. Madrileando por aí, descendo a calle Serrano, há uma escada que comunica esta rua com o Paseo de la Castellana. A príncipio parece estranho, pois se trata de uma passagem embaixo de um viaduto, mas ali se encontram esculturas que formam parte do Museu de Arte Pública e barzinhos descolados. E o que é melhor: o museu está aberto 365 dias no ano, 24 horas por dia.

Não esqueçam também que eu ofereço serviço de guia também e será um prazer mostrar a capital espanhola para vocês.

DSC02159Os amantes de esculturas e principalmente de arte abstrata vão encontrar belos exemplos desta vertente artística neste museu criado em 1970 por um escultor de bom coração chamado Eusebio Sempere. Os artistas doaram suas obras e há vários trabalhos do abstrato espanhol.O próprio Sempere contribuiu com algumas como os dezoito bancos de concreto branco em forma de pegadas, a escultura “Móvil” e a “Fuente-Cascada” formada por nove rampas onduladas de concreto polido. Há outra escultura dele em frente ao centro cultural da Fundação Juan March.

DSC02162Dentro do lago formado pelas águas está a escultura vermelha “Mediterrânea” de Martín Chirino López. A wikipedia me conta que ele foi homenageado com uma sala especial na Bienal de São Paulo, em 1959. Tudo faz sentido e o mundo é menor do que a gente pensa!

 

 

Outras obras que podem ser encontradas ali são os trabalhos de Francisco Sobrino (foto ao lado), “Estructura permutacional” e, ao fundo, vê-se a de José Mª Subirachs. “Al otro lado del muro”, ambas de 1972.

DSC02163

Assim como Alcalá de Henares tem seu museu ao Ar Livre, Madri também oferece ao visitante um contato com arte inteiramente gratuito. Infelizmente, existem poucas referências nos guias da cidade sobre este museu. Por isso, dou a minha humilde contribuição para ajudar a divulgá-lo !!

Onde? Paseo de la Castellana, 40. Metrô: Ruben Darío, L5.

Quando? Sempre! Gratuito.


Ver mapa maior


Compartilhe |


0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Copyright © 2013 Rumo a Madrid

Criação e desenvolvimento Guttdesign

Follow

Get every new post delivered to your Inbox

Join other followers