Museu de Artes Decorativas

(post em 22/01/2014)


DSC00569Em nosso afã de mostrar aos nossos leitores – cada vez mais numerosos, obrigada! – todos os museus de Madri, hoje escrevo sobre o Museu Nacional de Artes Decorativas. Instalado em um belo casarão do séc. 19, com escada de mármore, pinturas na parede, lustres de cristal, o museu recria vários ambientes domésticos dos séculos 18 e 19.

DSC00582Para quem não sabe, a expressão “Arte decorativa” surge com a Revolução Industrial no século 19 e tem como objetivo preservar cerâmicas, móveis, lustres e outros objetos que surgiram naquele tempo. Assim, o museu completa o eixo formado pelo Museu Cerralbo, a Fundação Lázaro Galdiano, a Casa de América e o museu Romântico sobre esta época. Tal como esses, o museu está localizado em uma residência, a antiga casa da duquesa de Santoña, erguido em 1878. Apesar das reformas sofridas para abrigar uma escola e, posteriormente, ao museu, dá pra concluir que a nobre dama devia ser muito feliz morando naquela casinha.

No acervo estão os móveis que pertenceriam a uma típica família senhorial espanhola dos séculos 18 e 19. Os móveis rústicos, os armários cheios de gaveta, as vasilhas de cerâmica pintadas, o oratório particular, as camas tipo dossel, tapetes, relógios, tecidos e joias. Mas quem limpava isso tudo? Ninguém faz um museu para os empregados…

DSC00573A grande estrela da coleção, no entanto, é a recriação de uma típica cozinha valenciana do final do século 18, com azulejos ricamente pintados. A mesa está posta, com os pratos, jarras coloridas, duros bancos de madeira nada convidativos e demais utensílios de ferro para fazer a comida. Uma pena que não seja possível sentar e aproveitar o banquete.


 

Onde ? Calle de Montalbán, 12. Metro Banco de Espanha ou Retiro, L2.

Quando ? Terça a a sábados de 9:30 a 15:00 h. Quinta a tarde de 17:00 a 20:00 h. Fechados às quintas de julho e agosto. Domingo e feriados: de 10:00 a 15:00 h.

Quanto ? 3 euros. Domingo: gratuito

 


Compartilhe |


0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Copyright © 2013 Rumo a Madrid

Criação e desenvolvimento Guttdesign

Follow

Get every new post delivered to your Inbox

Join other followers