Museu de San Isidro – As origens de Madri

(post em 10/08/2014)


É impressionante como um simples passeio, às vezes, sai muito melhor que o esperado. Bem, como é certo que o contrário também pode ser verdade! Enfim, por sorte, deu-se o primeiro caso quando fomos caminhar pelo bairro de La Latina e, surpresa das surpresas, encontramos aberto o museu das Origens, que conta a história de Madri.Além disso, sempre tem exposição temporária e tudo isso é gratuito.

DSC07848

A construção é uma recriação de um palacete do século 16, já que o original foi derrubado na década de 70, do século passado. Ainda que não seja autêntico é possível admirar o belo pátio com uma fonte e a capela privativa com pinturas louvando a San Isidro.

Ora, e porque justo San Isidro, padroeiro de Madri? Simples: o Museu está localizado onde teria sido a casa dos patrões de São Isidro. Lá está o poço onde o filho dele caiu, mas graças às orações do santo, as águas cresceram e o menino foi resgatado são e salvo. Vou contar um segredo: São Isidro é forte e é amigo do Homem, pois o poço é fundo, viu…

A coleção exposta também é muito interessante. Através de telas em 3D, o visitante conhece os animais que habitaram o rio Mazanares e podem ver os fósseis de elefantes, cavalos e touros que viveram por ali. Emocionante ver o habitat desses animais serem recreados na sua frente. Igualmente é possível admirar, no sotão, vasos, utensílios domésticos e de caça dos primeiros povoadores da região passando pelos romanos, visigodos, árabes e cristãos.

DSC07849

Vale destacar as maquetes como a da primeira catedral de Nossa Senhora de Almudena e da igreja mais antiga da cidade, a de São Pedro. Também a maquetes que mostram a evolução urbana de Madri e reproduzem como eram as casas dos madrilenhos em diversas épocas.

Agora vocês já sabem. Entre os milhares de bares de La Latina e a Real Igreja de San André, vale a pena visitar o museu das Origens e saber um pouco mais sobre a história de Madri.

Onde ? Plaza San Andres, 2

Quanto ? Gratuito

Quando ?

  • De terça a domingo: de 9:30 a 20 horas
  • Agosto: de terça a sexta de 9:30 a 14:30 horas e sábados, domingos e feriados de 9:30 a 20 horas
  • Fechado: todas as segundas, 1º de janeiro, 1 de maio y 25 de dezembro.

Compartilhe |


0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Copyright © 2013 Rumo a Madrid

Criação e desenvolvimento Guttdesign

Follow

Get every new post delivered to your Inbox

Join other followers