Museu Joaquín Sorolla

(post em 29/10/2013)


DSC03813O pintor Joaquín Sorolla é oriundo de Valência, mas viveu em Madri com sua família, a partir de 1911, numa casa na Rua General Martinez Campos, 37. Em vida, Sorolla organizou a estrutura do futuro museu e após o seu falecimento, a viúva doou a casa e parte das obras para o Estado. Vários objetos e móveis estão dispostos exatamente como na época em que eles viviam lá.

 

 

DSC03816Sorolla nasceu, portanto, à beira do mar. Suas obras mais conhecidas são suas marinhas onde retratava sua mulher e seus filhos e, assim, aprimorava a técnica para fixar a luz. Além das marinhas, outra faceta do artista é a série de pinturas sobre as pessoas do campo em seus trajes típicos empreitada realizada a partir de uma encomenda para o “Hispanic Society of America”, de Nova York. Para fazê-los, o pintor teve que viajar por todo o país a fim de conseguir registrar as indumentárias típicas de cada região. DSC03861

 

Na casa descobrimos o estúdio do pintor, o belo jardim inspirado na Andaluzia e uma série de objetos como jarras, pratos e pias de água benta que ele colecionou ao longo de suas viagens pela Espanha. Tudo isso é possível contemplar neste museu onde se respira, até hoje, o ambiente acolhedor de uma residência familiar.

 

 

Onde? Calle General Martínez Campos, 37 28010 – Madrid Ver mapa maior

Quando? De terça a a sábado: de 9:30 a 20:00 h. ininterrumpido Domingos e feriados: de 10:00 a 15:00 h.

Quanto? 3 €

Entrada gratuita: Sábados de 14:00 a 20:00. Domingos, 18 de abril (Dia del Patrimonio Mundial), 18 de maio (Dia Internacional de los Museos), 12 de outubro (Festa Nacional de Espanha), 6 de dezembro (Dia da Constitução Espanhola).


Compartilhe |


0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Copyright © 2013 Rumo a Madrid

Criação e desenvolvimento Guttdesign

Follow

Get every new post delivered to your Inbox

Join other followers