Museu Naval

(post em 16/09/2014)


Como vocês se lembram das aulas de História, o espanhóis também se lançaram a navegar pelos mares e colonizaram vários territórios pelo globo. Um pouco dessa trajetória pode ser refeita no Museu Naval. Apesar de Madri não ter praia – para minha tristeza – a cidade é um atrativo para que gosta do mar. Não bastassem as marinhas de Sorolla e o museu de Modelismo Naval, a capital espanhola abriga também um museu dedicado à história da Marinha espanhola.

DSC02953

A primeira tentativa de criar uma instituição com estas características foi no século 18, mas só em 1843 a rainha Isabel II inaugurou o museu. Este tem como acervo réplicas dos galeões espanhóis, armas usadas pelos marinheiros e instrumentos de navegações como essa linda esfera armilar de origem francesa (foto acima). Também está exposto o mapa de Juan de la Cosa, a representação mais antiga que se fez do continente americano. Infelizmente, minha foto ficou a desejar e não a coloquei aqui.

DSC02958

A coleção é muito abrangente e temos uma boa ideia da potência marítima que foi a Espanha. Em algumas salas há vídeos didáticos explicando sobre as batalhas travadas pelos espanhóis em diferentes partes do globo como a épica resistência de Blas de Lezo aos ingleses em Cartagena das Índias, Colômbia. Outros objetos curiosos são as figuras colocadas nas proas dos navios que nos fazem lembrar as carrancas nordestinas tal qual este Netuno esculpido no século 19 (foto acima). Quem gosta de embarcações, não pode deixar de fazer uma visita a este lugar.

Em tempo: a foto que abre este post é uma maquete da nau Nuestra Señora de las Ánimas feita na década de 90. A nau singrou os mares de 1687-1705 e tinha 48 metros de eslora e 12 de manga.


Onde? Paseo del Prado, 5 – Metrô Banco de España L2.

Quanto? 3 euros

Quando ? Terça a domingo: 10:00 a 19:00

Agosto: terça a domingo de 10:00 a 15:00 horas.

 


Compartilhe |


2 Comentários

  1. Gleise diz:

    Onde é o Paseo del Prado? Que bairro?

    • Juliana diz:

      No centro. Uma observação: Madri não tem bairros tão rígidos como as cidades do Brasil e é melhor você se localizar pelas estações de metrô que neste caso se chama “Banco de España”.

Deixe o seu comentário!

Copyright © 2013 Rumo a Madrid

Criação e desenvolvimento Guttdesign

Follow

Get every new post delivered to your Inbox

Join other followers